Profissionais poderão contribuir para o tráfego de veículos na cidade
A GCM (Guarda Civil Municipal) de Arujá teve 24 guardas que concluíram o curso de 200 horas de estudos teóricos e práticos de autoridade de trânsito, oferecido pela Prefeitura de Guarulhos, e receberam seus certificados em cerimônia nesta quinta-feira (21), no Adamastor, em Guarulhos. Também foram congratulados os GCMs de Guarulhos e Itararé.
As disciplinas abordadas seguem as diretrizes da portaria 966/2022, da Secretaria Nacional de Trânsito. O curso foi voltado aos profissionais que executam as atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento nos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito.
As aulas foram coordenadas pela Prefeitura e lecionadas na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Guardas e abordaram temas como legislação de trânsito, papel educador do agente, ética e cidadania, noções de engenharia de tráfego e sinalização de trânsito, psicologia aplicada, língua portuguesa e operação e fiscalização de trânsito.
O corpo docente foi composto por instrutores especializados da Prefeitura e da GCM de Guarulhos, complementado pela professora e psicóloga Ana Maria da Silva e por palestras do inspetor da Polícia Rodoviária Federal Sérgio Manuel de Castro e técnicos da empresa Serget.
“Um curso de excelente qualidade, muito bem organizado, com um quadro docente técnico e certificação emitida pela Escola Pública de Trânsito, que subsidiou e ampliou o conceito de trânsito e mobilidade urbana”, enfatizou o secretário para Assuntos de Segurança Pública de Guarulhos, Márcio Pontes.