Veja as orientações da Justiça Eleitoral para votar de forma tranquila e segura
Mais de 68 mil eleitores de Arujá estão aptos para participar das eleições deste domingo (2), segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. As sessões eleitorais ficam abertas das 8h às 17h para a escolha de deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da República.
O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com 16 e 17 anos. Se tiver dúvida sobre a sua sessão eleitoral, basta clicar no link.
Para votar, é necessário apresentar apenas um documento de identificação oficial com foto. A apresentação do título de eleitor não é obrigatória. Então, antes de sair de casa, veja se você está levando um dos documentos aceitos. Entre as opções, estão: carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou outro documento de valor legal com foto.
Também é possível votar com a versão digital do título, obtida no e-Título, aplicativo gratuito da Justiça Eleitoral, caso a sua foto já apareça por lá.
Os mesários vão proibir o acesso a eleitores que estejam com o celular. Ou seja, se quiser, você pode levar uma colinha com os números dos candidatos.
Se, no dia da eleição, você estiver fora de seu município de votação, deve justificar a ausência às urnas. Lembre-se que isso deve ser feito para todos os turnos a que você não comparecer. A justificativa feita no dia da eleição precisa ocorrer no horário da votação e pode ser solicitada por meio do aplicativo e-Título, ou, excepcionalmente, com a entrega do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) nos locais de votação. O formulário pode ser baixado inclusive no site do TSE.
Caso o eleitor não consiga justificar o voto no dia da eleição, ainda é possível justificar em até 60 dias após cada turno da votação.