PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.

PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.

Arujá cria nova estratégia para zerar fila de espera por cirurgias

Foto: Marli dos Reis

PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.

Município cria tabela própria para pagamento de procedimentos cirúrgicos

A Secretaria de Saúde de Arujá anunciou uma nova estratégia para reduzir ou até zerar a fila de espera por cirurgias na rede pública da cidade. Desde abril está em vigor uma tabela de preços municipal que será utilizada como referência para pagamento de procedimentos cirúrgicos realizados por clínicas privadas credenciadas pela Prefeitura para atendimento gratuito de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os valores, baseados na Classificação Brasil e Hierarquização de Procedimentos Médicos (CBHPM), são maiores que os definidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e mais próximos dos praticados por convênios e hospitais particulares.

A expectativa dos gestores é que, dessa forma, seja possível atrair a iniciativa privada e ampliar as possibilidades de atendimento.

“Nós temos uma demanda reprimida, principalmente, de cirurgias ortopédicas e acreditamos que, com essa medida, seja possível fomentar o mercado e tirar os pacientes da fila, pois as empresas ganhariam no volume”, explicou o secretário adjunto Danilo da Silva Santos ao esclarecer que, apesar do ajuste nos preços, eles não serão iguais aos do mercado.

A tabela foi aprovada em reunião do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e será aplicada no momento em que a Prefeitura abrir o processo de credenciamento de serviços na área de saúde. Qualquer empresa que atender aos requisitos poderá se habilitar, o que permitirá, de acordo com o secretário adjunto Clóvis da Silva Hatiw Lu Junior, uma distribuição igualitária da demanda e, de imediato, um impacto na fila. Ainda não há prazo para que o credenciamento seja aberto.

As informações foram passadas ao Legislativo durante audiência pública de prestação de contas – referente ao 1º quadrimestre de 2022 – realizada na última quarta-feira (25) na Câmara Municipal sob a coordenação do presidente da Comissão Permanente de Saúde da Casa, Paulinho Maiolino (PSD).

PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.

Tópicos
Compartilhe

Veja também

SIGA O ARUJÁ REPÓRTER

PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.