Nova jornada será implementada até abril
A Secretaria Municipal de Educação elencou como uma de suas prioridades para o primeiro quadrimestre do ano, a implantação de jornada integral em seis escolas municipais de Arujá. A informação foi dada durante a audiência pública sediada pela Câmara Municipal, no dia 23 de fevereiro.
A secretária de Educação, Elaine Gentil, definiu ainda as escolas municipais nas quais serão estabelecidas o período integral, sendo elas: Escola Municipal Abílio Pinheiro André, no bairro do Jacarandás; a EM Rural, no bairro do Retiro; a EM Maria de Lourdes, no bairro Vila Arujá; a EM Rosalina de Almeida, no bairro do Portão; a EM Penhinha e a EM Milton Barbosa, no bairro da Pedreira.
A proposta é de que os estudantes fiquem de sete a nove horas por dia na escola, de acordo com a necessidade dos responsáveis e alunos. Além de aulas nas disciplinas básicas, como Matemática e Língua Portuguesa, os estudantes ainda terão acesso a opções como música, teatro, dança, além da prática de esportes diversos.
Nas demais unidades municipais de ensino, será ampliado o contraturno escolar. A ideia é que o período de aula dos estudantes se estenda por mais duas horas, com a oferta de diversificar as práticas educativas e sociais nas escolas.