Confira os locais em que cada esporte será oferecido
O prefeito de Arujá, Luís Camargo (PSD), lançou na manhã desta terça-feira (18) o programa Viva Esporte, em cerimônia no Parque dos Ipês, no Jardim Fazenda Rincão. Serão oferecidas 16 modalidades esportivas para os arujaenses gratuitamente. O principal destaque é que apenas pessoas vacinadas com três doses da vacina contra o coronavírus vão poder participar das atividades.
De acordo com Camargo, ninguém é obrigado a se vacinar, contudo, a imunização é uma forma de se importar com a própria saúde e com a dos demais. Ele disse que é preciso manter os cuidados sanitários por causa do novo pico de infecções pela covid-19.
Além das modalidades oferecidas pelo Viva Esporte, Camargo informou que a gestão municipal vai atender também o futebol, com o pagamento de arbitragem para equipes amadores e transporte para os times de Arujá que disputam fases finais de torneios fora do município.
O secretário municipal de Esporte, Fábio André, comentou que as inscrições serão abertas a partir da próxima semana, nos locais em que as modalidades serão oferecidas. Apenas a hidroginástica, por causa da pandemia, está sem previsão de início de turmas.
Nos ginásios, as turmas terão até 40 pessoas, com distanciamento de quatro metros quadrados entre os participantes. “A ideia é que tenhamos número adequado, de acordo com o local da prática”, contou Fábio. Nas salas e espaços menores vão participar até 20 pessoas.
Os professores estão sendo orientados a exigir a obrigatoriedade do uso de máscara, além de squeeze e toalhas individuais para os participantes.
A Prefeitura espera ainda iniciar a oferta de esporte para deficientes (PCD) neste ano. A primeira academia ao ar livre para esse público será inaugurada no próximo mês na Avenida Amazonas, próximo aos parquinhos, além da abertura de um parquinho para crianças PCD.
Modalidades e locais de prática
- Balé – Clube União Arujaense (Centro)
- Basquete – Ginásio Antônio Carlos Mendonça (Jardim Rincão) e Praça da Juventude (Mirante)
- Futsal – Estação Cidadania (Cerejeiras), Ginásio Mario Covas (Barreto), Ginásio Antônio Carlos Mendonça (Jardim Rincão), Ginásio Pascoal Dourado (Centro Residencial) e Complexo Calango (Jardim Emília)
- Ginástica Localizada – Clube União Arujaense (Centro), Estação Cidadania (Cerejeiras), Ginásio Mario Covas (Barreto), Ginásio Antônio Carlos Mendonça (Jardim Rincão), Praça da Juventude (Mirante), Ginásio Pascoal Dourado (Centro Residencial) e Complexo Calango (Jardim Emília).
- Ginástica Rítmica – Clube União Arujaense (Centro), Ginásio Mario Covas (Barreto) e Praça da Juventude (Mirante)
- Karatê – Clube União Arujaense (Centro)
- Hidroginástica – Escola Municipal Hermínia Araki (esporte ainda não liberado por causa da pandemia)
- Judô – Ginásio Mário Covas (Barreto)
- Pilates – Clube União Arujaense (Centro), Ginásio Mário Covas (Barreto), Praça da Juventude (Mirante) e Ginásio Pascoal Dourado (Centro Residencial)
- Ritmo – Clube União Arujaense (Centro), Ginásio Mário Covas (Barreto), Praça da Juventude (Mirante) e Ginásio Pascoal Dourado (Centro Residencial)
- Skate – Pista de Skate do Arujamérica
- Taekwondo – Clube União Arujaense (Centro), Ginásio Mário Covas (Barreto), Praça da Juventude (Mirante), Ginásio Pascoal Dourado (Centro Residencial) e Complexo Calango (Jardim Emília)
- Tai Chi Chuan – Clube União Arujaense (Centro) e Praça da Juventude (Mirante)
- Vôlei – Estação Cidadania (Cerejeiras), Ginásio Mario Covas (Barreto), Ginásio Antônio Carlos Mendonça (Jardim Rincão), Praça da Juventude (Mirante), Ginásio Pascoal Dourado (Centro Residencial) e Complexo Calango (Jardim Emília)
- Xadrez – Pro-Menor (Centro)
- Yoga – Ginásio Mario Covas (Barreto) e Ginásio Antônio Carlos Mendonça (Jardim Rincão)