14 C
Arujá
sábado, 11 de julho de 2020
No menu items!
Início Cidade Arujá tem queda na criação de empregos em 2019
- PUBLICIDADE -

Arujá tem queda na criação de empregos em 2019

- PUBLICIDADE -

Cidade ainda não retomou empregos perdidos na crise econômica.

A recuperação dos empregos em Arujá está ainda distante do esperado. De acordo com o Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, foram criados 480 vagas de emprego na cidade em todo o ano passado. A média é de apenas 40 novos postos de trabalho por mês.

A crise econômica gerou muitos malefícios aos arujaenses. Entre 2014 e 2016, o município registrou corte de 2.556 vagas de emprego – isso considerando todas as admissões e desligamentos feitos na cidade pelo regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). 

Nos três anos seguintes, entre 2017 e 2019, Arujá criou 1.671 novos postos de trabalho. Em 2020, a  cidade precisa gerar 885 empregos para retomar o índice de empregabilidade que possuía no final de 2013. Apesar de 2019 ter sido o segundo melhor ano em contratações no município desde 2013, ele não atendeu as expectativas. Houve uma queda de 43% na geração de postos de trabalho, em comparação com 2018, quando houve superávit de 847 vagas.

Para a economista Nilza Siqueira, professora da Fatec Cotia, a expectativa para este ano é de um melhor resultado. “A Selic baixa dá indicativos de melhora na economia. Percebemos uma retomada de empregos”, diz. Ela reconhece, contudo, que o caminho para que o Brasil cresça de forma sustentável ainda é lento. “Se o país crescer 2,5% neste ano, como se espera, ainda será 4,5% menor do que era há dez anos”, afirma.

Mais lidas

Venda de gás de cozinha, acima de R$ 70, está irregular e deve ser denunciada

Consumidor deve denunciar locais que vendam gás de cozinha com preço abusivo.O Procon de São Paulo orienta os...

Posto de gasolina de Arujá é investigado por maior fraude em operação estadual

Operação Olhos de Lince, do Ipem, multou 63 postos de gasolina no EstadoO Ipem (Instituto de Pesos e...

Colapso de leitos na Grande SP deve ocasionar lockdown em Arujá

Fechamento dos comércios não essenciais está mantido até o final do mêsO risco de Arujá entrar em lockdown...

3.129 famílias de Arujá receberão cesta básica a partir de amanhã

Famílias beneficiadas estão inscritas no programa Bolsa FamíliaTerá início nesta sexta-feira (15), por meio do projeto estadual Alimento...
- PUBLICIDADE -