Há pessoas que esperam vaga desde 2013
A Prefeitura de Arujá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, prepara um Mutirão de Cirurgias, que terá início em breve, após concluídos todos os trâmites burocráticos, com o intuito de zerar a fila de espera de munícipes que aguardam por procedimentos cirúrgicos diversos, desde 2013, e que se encontram hoje aguardando vaga via Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), vinculado ao Estado.
O prefeito Luís Camargo (PSD) e o vice-prefeito Betinho (União Brasil) receberam na tarde desta quarta-feira (22), no Paço Municipal, a visita do deputado federal Bozzella Júnior (União Brasil) e do ex-deputado Luiz Carlos Gondim, além do vereador Reynaldinho (PTB), onde foram discutidas várias melhorias em benefício da cidade.
Pelo Mutirão das Cirurgias a ser viabilizado pela Prefeitura, que foi elaborado pela Secretaria de Saúde, junto ao Conselho Municipal da Saúde, será feita uma parceria com hospitais privados da cidade ou região, que se interessarem pela tabela de preços que o Executivo Municipal pagará pelas cirurgias (onde será utilizada a verba da emenda), que é maior que a do SUS e próxima ao valor pago por operadoras de planos de saúde, para ir zerando a fila de espera dos arujaenses.
Para Camargo, toda ajuda que vier em benefício da população arujaense é sempre bem-vinda e o Executivo só tem a agradecer por todo o apoio.
O secretário municipal de Saúde Leonardo Reis complementou que foi feita uma busca ativa de todas as demandas por procedimentos cirúrgicos dos munícipes de Arujá, que estão na fila do Cross desde 2013, e que a intenção é que essa fila seja zerada em pouco tempo, por meio da parceria com hospitais privados.
“São cerca de 2 mil pessoas de Arujá na fila. Cada cirurgia tem sua característica, mas a ideia é que sejam realizadas dentro da cidade ou na região ou, em casos mais complexos, na Capital, onde conseguirmos firmar essas parcerias com a iniciativa privada. Os procedimentos abrangem desde cirurgias gerais, ginecológicas, ortopédicas, oncológicas, enfim, diversas especialidades”, observou.