Arujá zera mortes no trânsito em setembro e segue tendência de queda no Alto Tietê

Governo de SP quer reduzir as mortes no trânsito
Foto: Governo de SP

ANÚNCIO

Região registra redução de 23% nas fatalidades e tem o menor número de óbitos do ano, segundo o Infosiga

O Alto Tietê registrou queda de 23% nas mortes no trânsito em setembro, alcançando o menor número de vítimas fatais em um único mês de 2025. Foram dez óbitos nas dez cidades da região, contra 13 no mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (15) pelo Sistema de Infosiga (Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo).

Em Arujá, nenhuma morte foi registrada no mês passado, repetindo o bom desempenho de outras cidades vizinhas, como Biritiba Mirim e Ferraz de Vasconcelos. No mesmo período de 2024, o município havia contabilizado um óbito. O resultado reforça a tendência de redução da letalidade no trânsito local observada nos últimos meses.

Panorama regional

O levantamento aponta que o total de mortes em setembro foi o menor desde agosto do ano passado, quando o sistema registrou oito vítimas fatais. Em relação a agosto deste ano, quando foram contabilizados 16 óbitos, a queda foi ainda mais expressiva: 37%.

Apesar da redução regional, algumas cidades apresentaram aumento nas ocorrências.

  • Guararema teve duas mortes em setembro, após não registrar nenhuma no mesmo mês de 2024.
  • Mogi das Cruzes contabilizou quatro óbitos, alta de 33% em relação ao ano passado.
  • Poá registrou uma vítima fatal, após um ano sem mortes no mesmo período.

Por outro lado, Itaquaquecetuba reduziu o número de vítimas de três para duas, e Suzano caiu de duas para uma. Santa Isabel também apresentou melhora, sem registros neste ano — contra duas fatalidades em setembro de 2024. Salesópolis manteve índice zerado em ambos os períodos.

Perfil das vítimas

  • O estudo mostra que nove das dez vítimas (90%) eram homens.
  • Sete (70%) eram condutores de veículos.
  • Três (30%) eram pedestres.

Além disso, a maioria dos acidentes ocorreu em rodovias (60%), enquanto 40% foram registrados em vias urbanas.

Segurança e prevenção

Em Arujá, o cenário sem mortes reflete ações contínuas de sinalização, fiscalização e campanhas educativas de segurança viária, segundo avaliação de autoridades locais. O município tem investido em melhorias na mobilidade e em campanhas de conscientização para motoristas e pedestres, especialmente em pontos críticos de trânsito e nas vias de acesso às rodovias.

ANÚNCIO

Tópicos
Compartilhe

ANÚNCIOS

SIGA O ARUJÁ REPÓRTER

ANÚNCIOS