PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.

PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.

Previous slide
Next slide

Bois Caprichoso e Garantido: Arujá recebe cantor amazonense Edilson Santana

Edilson Santana, cantor dos bois Caprichoso e Garantido
Foto: Divulgação

PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.

Artista apresentará músicas do Caprichoso e do Garantido nesta terça-feira na Vila Gastronômica

Prometendo uma noite repleta de ‘toadas’ (músicas) dos bois Caprichoso e Garantido, Edilson Santana, um dos levantadores do boi vermelho e branco, se apresentará em Arujá, nesta terça-feira (12). O evento, intitulado “Edilson Santana Canta as Duas Nações”, terá início às 19h30, no Marcenaria, um bar e restaurante localizado na Rua Jurandir Sanches Maiolino, 135, na Vila Gastronômica. De acordo com a organização do evento, os ingressos estarão disponíveis no local por R$ 30.

Esta não é a primeira vez que Edilson se apresenta em Arujá. Ele já fez shows na cidade em outras ocasiões. Arujá tem uma comunidade de fãs dos bois Caprichoso e Garantido, graças a um projeto escolar iniciado em 1999 em uma escola estadual. Marize de Castro Manopeli, professora de Artes na época, desenvolveu com os alunos uma mini reprodução do Festival de Parintins. O projeto, que começou pequeno, acabou sendo incorporado ao calendário de festividades da cidade.

Até hoje, alguns ex-alunos desse projeto se esforçam para manter viva essa paixão, organizando encontros de boi-bumbá na cidade. Vale ressaltar que artistas como o saudoso Arlindo Jr., Tony Medeiros, Israel Paulain, Mailzon Mendes, entre outros, também tiveram a oportunidade de conhecer o movimento bovino em Arujá.

“Realmente, a magia dos bois, seja Caprichoso ou Garantido, é algo indescritível. Começou com crianças de 11, 12 anos, muitas delas sem saber do que se tratava, e hoje ainda perdura para alguns, sendo transmitida de pais para filhos, como é o meu caso e o de muitas outras pessoas que conheceram o festival por meio desse projeto escolar”, conta Ariane Barbosa, uma torcedora apaixonada pelo Caprichoso que teve seu primeiro contato com o boi através desse projeto e hoje ensina sua filha de quatro anos a nutrir o amor pelo boi da estrela na testa.

Além dos apaixonados pelo Caprichoso e pelo Garantido em Arujá, o show de Edilson Santana também é aguardado por amantes do festival que vivem em São Paulo, assim como por amazonenses que agora residem na capital paulista.

“É sempre um prazer estar em Arujá. Poder compartilhar nossa cultura em todos os cantos é muito gratificante, especialmente sabendo que em São Paulo há muitos admiradores do nosso boi-bumbá que, por vezes, estão distantes dos artistas de sua terra natal. Portanto, neste show, vou apresentar muitas toadas do nosso Garantido, mas também vou cantar para a nação contrária, para que todos matem um pouco a saudade do nosso festival”, disse Edilson Santana, que estará acompanhado pelo produtor musical do Garantido, Valdenor Filho, conhecido como Pelado Jr., que também participará do show tocando teclado.

O show de Edilson contará ainda com a participação do grupo de dança Sampa Tribal, idealizado por Karlos Lima e Camila Penteado. O grupo é composto por dançarinos de São Paulo e amazonenses que agora vivem em solo paulista.

Sobre o festival de Parintins

O Festival Folclórico de Parintins é uma manifestação folclórica centenária que acontece todos os anos no município brasileiro de Parintins, no interior do estado do Amazonas. O festival é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

As apresentações, que começam na última sexta-feira do mês de junho e vão até o domingo, simbolizam uma disputa a céu aberto entre duas agremiações folclóricas, a do Boi Garantido (vermelho) e a do Boi Caprichoso (azul), que acontece no Centro Cultural de Parintins , mais conhecido como Bumbódromo, tem capacidade para 35 mil espectadores.

Todos os anos, milhares de turistas do Brasil e do mundo que acompanham as toadas dos bois Garantido e Caprichoso. Na época do festival, a população de Parintins, de 115 mil habitantes, chega a quase dobrar. Segundo a prefeitura do município, cerca de 80 mil turistas visitam a cidade durante o festival. O

Festival Folclórico foi responsável pela divulgação de algumas músicas que ficaram famosas, como os hits Tic, Tic Tac (1993), Vermelho (1996), Saga de Um Canoeiro (1995), Parintins Para o Mundo Ver (1997), entre outras.

Serviço

Edilson Santana Canta as Duas Nações

  • Local: Marcenaria Bar e Restaurante – Rua Jurandir Sanches Maiolino, 135, na Vila Gastronômica – Arujá/SP
  • Horário: 19h30
  • Ingresso: R$ 30 (venda no local do evento)
  • Mais informações: (11) 9 8440-7688
Bois Caprichoso e Garantido: Arujá recebe cantor amazonense Edilson Santana

PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.

Tópicos
Compartilhe

Veja também

SIGA O ARUJÁ REPÓRTER

PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.