Proposta norteia as ações do segmento na cidade
Em sessão extraordinária na Câmara Municipal, os vereadores arujaenses aprovaram, em primeira votação, o projeto de lei que cria o Plano Municipal de Turismo. A proposta foi enviada pelo prefeito Luis Camargo (PSD).
A gestão Camargo avalia que o turismo é um dos polos para alavancar a economia local, além de contribuir para a geração de empregos. A Prefeitura busca junto à Assembleia Legislativa de São Paulo e o Governo do Estado o reconhecimento como MIT (Município de Interesse Turístico).
O texto vai passar por nova votação, na próxima semana, antes de ser encaminhado para a possível sanção do prefeito.
O documento ressalta as característica da cidade, facilidades de mobilidade urbana, como proximidade com São Paulo, com o Aeroporto Internacional de Guarulhos, além de possuir um heliponto no Jardim Fazenda Rincão. Há informações sobre os equipamentos públicos e privados, além dos serviços oferecidos à população.
O plano, obviamente, ressalta vários locais que atraem os turistas ao município, como os clubes de golfe e beisebol, aeromodelistas, ciclistas, pesqueiros, igrejas, Vila Gastronômica, Centro Industrial e avenida Amazonas. É citado também a Expo Aflord, que é uma das principais feiras de flores do Estado.
Com o plano, a Secretaria Municipal de Turismo poderá trabalhar as oportunidades para o segmento, como criaçaõ de guia turístico, criação de atividades culturais e investimento no turismo de natureza e ecoturismo.