PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.

PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.

Câmara de Arujá inaugura Galeria Lilás para homenagear vereadoras arujaenses

Foto: Imprensa/CMA

PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.

Galeria tem o objetivo de valorizar a participação das mulheres na política

A Câmara Municipal inaugurou, na tarde desta sexta-feira (10), a Galeria Lilás, em homenagem às vereadoras que exerceram mandato em Arujá. A cerimônia foi comandada pelo presidente do Legislativo, Abelzinho Larini (PL), e contou com a participação do prefeito Luís Camargo (PSD).

Em toda a história, Arujá teve apenas 12 vereadoras, sendo que três delas foram suplentes. Ou seja, apenas nove foram efetivamente eleitas. Atualmente, dos 15 parlamentares, há apenas uma mulher: Cris do Barreto (PSD), que é a líder do Governo.

Em 1988, a Câmara foi presidida por Jupira Figueiredo entre maio e dezembro. De lá para cá, apenas Cris do Barreto comandou uma sessão, no ano passado.

Abelzinho destacou o papel das mulheres e disse que é importante valorizar o papel delas na política. Já Camargo afirmou que a Galeria Lilás simboliza as mulheres arujaenses e brasileiras.

Apesar da emoção das homenageadas, elas destacaram que ainda há uma grande discrepância entre a participação de homens e mulheres em cargos eletivos em Arujá.

O melhor momento das mulheres na Câmara foi entre 1993 e 1996, em que havia cinco representantes, ao lado de 10 homens. Soraia , que foi parlamentar entre 1993 a 2004, recordou esse momento.

“Isso criou um grande movimento na cidade, principalmente pelas políticas sociais. Fomos precursoras da Associação de Vereadoras do Estado de São Paulo”, explicou.

Única vereadora na atual Legislatura, Cris destacou que é preciso que os partidos políticos abram espaços para as mulheres poderem concorrer nas eleições em condições de igualdade.

“A disputa é desleal. Somos minoria nos partidos. Muitas mulheres não se conscientizaram que não devemos ser escadinha para ninguém. Temos o direito de discutir a política”, comentou.

PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.

Tópicos
Compartilhe

Veja também

SIGA O ARUJÁ REPÓRTER

PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.