Obra vai empregar cerca de 500 trabalhadores arujaenses
Em cerimônia no Parque do Ipês, na manhã desta segunda-feira (30), o prefeito de Arujá, Luis Camargo (PSD), assinou a autorização para a empresa Multi Sul Engenharia iniciar as obras de construção do Hospital Geral de Arujá. O equipamento deve ser inaugurado em fevereiro de 2026 e atenderá também moradores de outras cidades do Alto Tietê.
O hospital vai ficar na esquina da avenida Renova dos Santos, com a rua Major Benjamin Franco, e avenida João Manoel, na região central. Durante as obras, a construtora deve contratar até 500 arujaenses para os trabalhos.
O canteiro de obras vai ter início amanhã (31), com serviços de terraplanagem. A obra está estimada em até R$ 70 milhões, sendo que metade será destinado pelo Ministério da Saúde e o restante pela Prefeitura, em convênio com a Caixa Econômica Federal.
Quando começar a funcionar, o Hospital Geral terá 600 funcionários diretos e realizará atendimentos de urgência e emergência, exames, cirurgias e pós-cirúrgico. A estrutura terá um piso amplo, com quatro andares.
Camargo comentou que o hospital deverá ter gestão tripartite, com 50% de recursos da União, 25% da Prefeitura e 25% do Governo do Estado. É provável que seja escolhida uma organização social para atuar na gestão do equipamento.
Além do hospital, Camargo enalteceu outras ações do governo para a área da saúde, como a construção das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Centro e Jardim Emília, o Pró-Criança e o Pró-Mulher. Nesse sentido, ele avalia que haverá grande geração de empregos com o funcionamento destes equipamentos.
“Já solicitei ao Governo do Estado a vinda de cursos da área de Saúde para a nossa Etec (Escola Técnica Estadual”, comentou.
Respaldo
A cerimônia no Parque dos Ipês foi concorrida. O secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena, conseguiu intermediar o repasse do Governo Federal no final de 2019, com aval do presidente Jair Bolsonaro (PL), quando estava como deputado federal. Ele destacou que a obra é um sonho para os arujaenses e avaliou que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) deve contribuir com a gestão do hospital, assim como a compra de equipamentos.
O vice-prefeito Betinho (União Brasil) afirmou que a assinatura da autorização da construção demonstra o empenho da gestão municipal em garantir um hospital para atender a população.
O diretor geral da Multi Sul Marco Aurélio Sacenti, disse que a empresa já construiu outros 11 hospitais em todo o país e deseja antecipar o cronograma de obras. O grupo informou que deseja concluir a obra até julho de 2025.
Já o presidente da Câmara Municipal, Abelzinho Larini (PL), destacou o início da construção do hospital como uma conquista da população de Arujá. O Legislativo aprovou o empréstimo de R$ 35 milhões da Prefeitura junto à Caixa Econômica Federal para viabilizar a obra.