Prefeitura quer fortalecer proteção e recuperação de mananciais na cidade
O prefeito de Arujá, Luis Camargo (PSD), criou a Sofim (Sala de Operação em Fiscalização Integrada em Mananciais). O decreto, assinado em 15 de dezembro, foi publicado no Diário Oficial de Arujá nesta semana.
A Sofim ficará integrada à estrutura da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e suas atividades vão seguir o convênio assinado com o Governo do Estado de São Paulo. O principal desafio será a criação de grupos de fiscalização e monitoramento para a proteção e recuperação dos mananciais da cidade.
O convênio entre Estado e Prefeitura foi assinado em junho pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB). Ao todo serão investidos mais de R$ 16,7 milhões para a aquisição de novos equipamentos que auxiliarão as equipes em campo, como, computadores, tablets, drones e veículos, além da elaboração de manuais e planos de monitoramento e fiscalização integrada.
As ações são realizadas de forma integrada por meio da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, da Polícia Militar Ambiental e Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).