PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.

PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.

Camargo inaugura Centro de Monitoramento e Controle de Endemias

Camargo inaugura Centro de Monitoramento e Controle de Endemias
Foto: PMA

PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.

Equipamento vai reforçar o combate à proliferação da dengue e outras doenças em Arujá

Nesta quinta-feira (27), o prefeito de Arujá, Luis Camargo (PSD), entregou mais um reforço no combate à dengue: o Centro de Monitoramento e Controle de Endemias. A nova unidade funciona agora na rua Bahia, 343, na área central (próximo ao CAPS ll), e será responsável por controlar e monitorar todas as endemias – doenças que circulam na região e são transmitidas por vetores, como mosquitos e outros insetos.

Sob a gestão da Secretaria Municipal de Saúde, este setor também define os tipos de ações e locais onde ocorrerão as ações, com base em conhecimentos científicos, como análise do cenário epidemiológico, por meio de mapas de dispersão dos vetores e da doença no município e monitoramento de locais estratégicos (borracharias, depósitos de recicláveis, hospitais, unidades de saúde, etc), que possam aglomerar pessoas doentes ou pontos de reprodução dos insetos vetores.

As equipes realizam visitas casa a casa com a presença dos agentes de endemias, nebulização nas residências, retirada de pneus, análise de larvas e outras espécies, por microscópio, estudo de avaliação de densidade larvária, estudo epidemiológico da evolução e dispersão da dengue e do Aedes aegypti.

“A atuação dessa equipe é realmente impressionante, pois, somente nos últimos três anos e meio foram feitas mais de 221 mil visitas em imóveis, o que significa que nossos agentes de combate a endemias bateram na porta de mais de 220 mil imóveis, um a um, e esse é um número bastante expressivo. Também foram feitas mais de 21 mil nebulizações; 677 toneladas de pneus recolhidos; 8,4 mil ‘leituras’ de larvas e mais de 4,2 mil denúncias atendidas”, pontuou Camargo.

Já para o secretário municipal de Saúde, Leonardo dos Reis, é uma satisfação poder entregar um equipamento para a população e, ainda, dar melhor comodidade para a equipe.

“Antes, essa equipe de endemias, de 30 pessoas, tinha apenas uma sala de 3x5m². Hoje, esta sala passa a ser apenas o nosso laboratório e essa sede nova a nossa base de combate”, comentou.

O prédio, que passou por reforma coordenada pela Secretaria Municipal de Obras, conta com laboratório, administração, sala de reunião, almoxarifado, sanitário acessível, masculino e feminino, recepção, vestiários masculino e feminino, sala de materiais e equipamentos e depósito de materiais de limpeza.

Centro-de-Monitoramento-e-Controle-de-Endemias
Foto: PMA

PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.

Tópicos
Compartilhe

Veja também

SIGA O ARUJÁ REPÓRTER

PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.