PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.

PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.

Camargo inaugura Pró-Criança de Arujá

Pró-Criança Arujá
Foto: PMA

PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.

Equipamento passa a atender crianças de até 12 anos incompletos

O prefeito de Arujá, Luis Camargo (PSD), inaugurou nesta quinta-feira (4) o Pró-Criança de Arujá, na rua Carlos de Campos, 25, na Vila Riman, ao lado do posto do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). O equipamento é um pronto-atendimento de referência para atender crianças de até 11 anos, 11 meses e 29 dias.

O Pró-Criança passa a funcionar na próxima segunda-feira (8), a partir das 7h, e terá atendimento 24 horas. Até lá, os funcionários do local vão passar por um treinamento.

O prédio conta com 902m² de terreno, sendo que 528m² são de área construída. Acessível, o imóvel possui seis leitos de observação e dois leitos de emergência; três consultórios médicos; sala de curativo; sala de inalação; sala de triagem; recepção para 30 lugares; dispensário interno de medicamentos; sala de esterilização de materiais; sala de raio-x; almoxarifado; sala administrativa; refeitório; vestiários para funcionários e entrada exclusiva para ambulância estrategicamente posicionada próxima à sala de urgência.

A obra custou R$ 3,3 milhões, que foram obtidos por emenda parlamentar do então deputado federal Marco Bertaiolli, que hoje é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, além de emendas impositivas dos vereadores e do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, André do Prado (PL).

“Muitas pessoas tinham esse sonho no município, há muitos anos, mas foi nesse governo que ele se materializou. A criança tem necessidades diferentes dos adultos e ela precisa de um acolhimento especializado. Mais de 3,5 mil atendimentos pediátricos passavam por mês pelo PAM Barreto e agora esses pacientes vão passar pelo Pró-Criança. Então, esse equipamento único era mais do que necessário. A obra, inclusive, foi pensada de forma sustentável, pois tem energia fotovoltaica, com uma redução de até 40% com energia elétrica”, ressaltou Camargo.

A manutenção do Pró-Criança vai custar R$ 1,1 milhão mensais aos cofres munipais. Hoje, Arujá já gasta cerca de 30% do orçamento na área da Saúde, o dobro do previsto pela Constituição Federal.

O presidente da Assembleia participou da cerimônia e destacou o empenho de Camargo para ampliar as ações de saúde da cidade.

O prefeito agradeceu o empenho dos parlamentares envolvidos e prometeu manter o foco na saúde, que é emergencial. O principal objetivo é a conclusão do Hospital Geral de Arujá, no Centro, além da construção do Pró-Mulher.

O Pró-Criança de Arujá será referência em Pediatria na região, concentrando todos os atendimentos. Deste modo, as crianças de 0 a 12 anos incompletos não precisarão mais serem encaminhadas até o Pronto Atendimento Central (PA) e nem para o Pronto Atendimento Municipal (PAM) do Barreto.

Para atendimento no Pró-Criança de Arujá bastará aos pais e responsáveis levarem os filhos com seus documentos pessoais (do adulto responsável e do menor) e o cartão do SUS da criança, lembrando que o equipamento passa a funcionar no próximo dia 8.

PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.

Tópicos
Compartilhe

Veja também

SIGA O ARUJÁ REPÓRTER

PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.