Ensino de Libras, disponibilização de notebooks e implementação de Gibitecas são alguns dos novos projetos
O prefeito de Arujá, Luís Camargo (PSD), anunciou uma série de novas ações que serão implementadas no retorno as aulas presenciais para os 10 mil alunos da rede municipal, a partir de segunda-feira (7), pelo programa “Arujá Educa +”. Ele participou de coletiva de imprensa, na manhã de hoje (4), na sede da Secretaria Municipal de Educação, no Condomínio Arujá 5.
A principal novidade é a inclusão digital, com disponibilização de 861 notebooks que serão utilizados por 6,4 mil estudantes. Eles ficarão em carrinhos, justamente para serem transportados entre as salas. “As aulas de informática antes da pandemia, o professor pegava o giz e desenhava o computador. Isso é inadmissível”, afirmou.
A segunda ação é a implementação de Gibitecas nas 17 escolas de Educação Infantil. Os gibis irão ajudar na alfabetização das crianças de quatro e cinco anos.
A terceira ação é a entrega dos kits de material escolar e uniforme escolar no primeiro dia de aula. Algumas escolas, inclusive, iniciaram ontem (3) a entrega dos itens. Camargo afirmou que a medida deve ser obrigatória daqui para frente. “A população não aceita retrocesso”, comentou.
O quarto projeto é o de saúde bucal. Todas as crianças a partir dos quatro anos da rede municipal irão receber kits de higiene bucal.
A quinta iniciativa é a implementação do ensino de Libras, que será oferecido para os professores e estudantes. Também foram colocadas placas de sinalização em libras nas escolas. “É uma forma de mostrar às crianças que existe o diferente e abrir a cabeça da criança para o PCD (pessoa com deficiente) em geral”, afirmou o prefeito, que se emocionou ao citar o projeto. Ele possui um filho com deficiência.
Segundo a secretária municipal de Educação, Elaine Gentil, o ensino de Libras vai colocar o aluno de inclusão no centro do ambiente escolar. “O aluno surdo deseja se comunicar com o amiguinho do lado dele e vice-versa”, disse.
A última ação apresentada é o contraturno, que será oferecido para 800 crianças da 3ª e 4ª série do Ensino Fundamental. Os estudantes selecionados terão aulas de Português e Matemática. Além disso, eles poderão escolher outras atividades extracurriculares, como música, dança ou prática esportiva. Neste caso, será necessária autorização dos pais.
Vacinação
A Prefeitura de Arujá segue com a vacinação das crianças a partir dos cinco anos. De acordo com Camargo, não será exigido comprovante de vacinação para a participação das aulas presenciais. Isso porque, na opinião do prefeito, não é justo punir as crianças por causa dos pais que são contrários à imunização.
Ainda assim, a Prefeitura irá solicitar a apresentação da carteira de vacinação escolar das crianças e manterá o apoio à vacinação.
