Zoonoses implanta microchipagem em cães e gatos na cidade
A Prefeitura de Arujá, pela Secretaria Municipal de Saúde, já promoveu a castração de cerca de 9.750 cães e gatos desde o início da gestão, em 2021. A 5ª edição do Castramóvel na Praça da Juventude, no Mirante, terminou em 21 de agosto com 248 animais castrados entre cães e gatos.
Os tutores e seus pets, chamados para o procedimento cirúrgico tiveram seus dados cadastrados no site da Prefeitura, pelo link e, posteriormente, os donos dos animais foram chamados via e-mail para as orientações pré e pós-cirúrgicas. As inscrições ainda podem ser feitas e, para o final de setembro deste ano, outras ações de castração já estão sendo programadas e os proprietários cadastrados serão convocados para o agendamento da castração.
Fernando Barbosa, veterinário do Setor de Zoonoses da Prefeitura, explicou que, de janeiro de 2024 até agora, já foram castrados 1,2 mil animais e que, tanto cães, quanto gatos, são microchipados com inserção de chip subcutâneo durante os Mutirões de Castração.
O procedimento facilita a identificação dos animais e a quem pertencem, bem como auxiliar no mapeamento populacional dos cães e gatos e diminuir o número de animais errantes, permitindo ainda que sejam direcionadas políticas públicas voltadas ao bem-estar animal.