PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.

PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.

Central de Monitoramento começa a funcionar em Arujá com 280 câmeras

Central de Monitoramento da GCM
Foto: PMA

PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.

Imagens serão compartilhadas entre as forças de segurança que atuam na cidade

Na manhã desta segunda-feira (26), o prefeito de Arujá, Luis Camargo (PSD), inaugurou a Central de Monitoramento da GCM (Guarda Civil Municipal), na Chácara São José. O local passa a funcionar com 280 câmeras de vigilância que estão implantadas na cidade, entre as entradas das rodovias, Centro e bairros.

O número de câmeras ainda vai subir, já que a Prefeitura vai instalar equipamentos na frente de todas as escolas municipais, além dos 22 novos ônibus que operam no município. Na Central, dois GCMs e um policial militar irão monitorar as imagens e disponibilizadas, em caso de ocorrências, para a Polícia Civil e a PRF (Polícia Rodoviária Federal).

Camargo destacou que, quando assumiu a gestão, no início de 2020, a cidade contava com apenas 25 câmeras. A expansão é uma das estratégias para combater a criminalidade na cidade. A gestão enviou na última semana um projeto de lei que cria o Plano de Cargos, Carreiras e Salários para a GCM. O número de guardas, aliás, cresceu 50% no último ano.

As imagens poderão ser acessadas até 30 dias após as ocorrências. Uma das propostas de Camargo é criar uma rede de compartilhamento de câmeras com as cidades vizinhas, como Guarulhos, Santa Isabel e Itaquaquecetuba. A informação também foi confirmada pelo secretário municipal de Segurança Pública de Guarulhos, Márcio Pontes.

“Temos a Muralha na entrada da cidade para identificar as placas. Tem o monitoramento das vias e compartilhamento com o Governo Federal. Um veículo furtado em Manaus nós podemos identificar em Arujá”, comentou o secretário municipal de Segurança Pública, Washington Adami.

Camargo disse que a tecnologia utilizada na cidade é a mais avançada do Alto Tietê e que será apresentada ao Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) para a efetivação de parcerias.

“Todos os bairros estão prestigiados, inclusive nos limites do município para identificação dos veículos roubados”, disse o prefeito.

O major Senivaldo é coordenador operacional do 31º Batalhão da Polícia Militar e avaliou que, com o novo sistema, será possível reduzir drasticamente os casos de furto e roubo de veículos em Arujá.

A Central de Monitoramento conta com novo mobiliário, computadores, painéis, videowall, entre outros itens, e recebeu também emenda parlamentar da ex-deputada Kátia Sastre e emendas impositivas dos vereadores Abelzinho Larini (PL), Cris do Barreto (PSD) e João Luiz (PSD).

PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.

Tópicos
Compartilhe

Veja também

SIGA O ARUJÁ REPÓRTER

PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.