Instituição quer contribuição das empresas para definir prioridades da região
Em movimento inédito, o Ciesp Guarulhos está realizando uma pesquisa com as indústrias da região, o que inclui Arujá – associadas ou não – para identificar o cenário econômico do setor e poder identificar tendências, desafios e oportunidades. O diretor titular da entidade, Maurício Colin, enxerga a coleta de dados como prioridade e está envolvido pessoalmente no estudo.
“O Ciesp vem estudando a região de Guarulhos, Arujá, Mairiporã e Santa Isabel desde o início do ano. Queremos aprofundar esse estudo para identificar os melhores caminhos para um desenvolvimento personalizado à região”, explica Colin.
Para acessar a pesquisa, acesse ESTE LINK. O levantamento também inclui plantas industriais de Arujá, Mairiporã e Santa Isabel, todas atendidas pela regional do Ciesp Guarulhos. O primeiro passo foi a elaboração de um questionário que a entidade enviou aos industriais e entidades do setor para entender a realidade de cada indústria sobre, por exemplo, mão de obra, logística, telecomunicação, fonte de energia, fornecedores locais e infraestrutura. Com as informações em mãos, será possível listar as prioridades do segmento.
A necessidade de ter informações robustas sobre a indústria na região surgiu em maio. Primeiro, o presidente do Ciesp , Rafael Cervone, esteve na sede da regional, em Guarulhos, para apresentar a palestra “Macrotendências Mundiais até 2040”. O relatório abordou tendências baseadas no cruzamento de mais de 300 indicadores do banco de dados do CIESP e da FIESP.
No final daquele mês, a equipe do Departamento de Competitividade e Tecnologia da Fiesp detalhou o estudo para o Plano de Desenvolvimento Econômico da Regional do Ciesp , referente às cidades de Guarulhos, Arujá Santa Isabel e Mairiporã. Este material refere-se às estatísticas de mercado apuradas em diversas fontes, como o banco de dados do próprio CIESP, CAGED, SEADE, RAIS e outros. Somado a isso, foram recebidos dados das administrações municipais, como os principais CNAEs de cada localidade.
Com base na análise geral, as respostas à pesquisa realizada agora pelo Ciesp Guarulhos vão ajudar a entender no detalhe as demandas das indústrias e a vocação dos negócios da região.
“Terminada esta fase, pretendemos organizar grupos de trabalho envolvendo instituições de ensino e formação, instituições financeiras, poder público e instituições representantes da classe industrial com o objetivo de discutir como podemos aumentar o desenvolvimento econômico de nossa região”, diz Colin.
O trabalho realizado pela entidade guarulhense será incluído no Grupo de Coalizão, idealizado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, que visitou Guarulhos recentemente e solicitou apoio do CIESP para buscar ações conjuntas que tragam ainda mais prosperidade e geração de empregos para a região, algo que também fez em outras regionais pelo estado.
A eficiência da base da dados da região e os futuros cruzamentos com bancos de informações de outras fontes estão intimamente ligados à adesão dos industriais ao formulário.
Colin faz um apelo: “Peço a todas as indústrias e empresas da região que contribuam, que preencham o questionário. Quanto maior o número de participantes, melhor será o resultado do estudo”, completa.