40 pessoas participaram dos encontros de formação para a defesa de crianças e adolescentes
O CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), em parceria com a Prefeitura de Arujá, realizou uma capacitação para os profissionais das redes protetivas e socioassistenciais, que visou à melhora do atendimento a situações de violência contra a criança e o adolescente.
No total, houve quatro encontros nos dias 18, 20, 25 e 27 de janeiro e estiveram envolvidos na ação representantes do governo municipal de proteção à criança e ao adolescente, sendo estes: as Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, além da Delegacia de Defesa da Mulher, Conselho Tutelar e uma instituição acolhedora, totalizando 40 participantes.
Segundo a presidente do CMDCA, Maria Estela Romero de Brito, ao ser recebida uma denúncia ou revelação espontânea, por qualquer um daqueles segmentos citados, a Escuta Especializada ocorrerá apenas uma vez, havendo uma integração no fluxo de atendimento.
“Haverá uma integração no fluxo de atendimento, de modo que todos os segmentos receberão a mesma informação, evitando que a vítima ou testemunha de violência sofra uma ‘revitimização’, ou seja, sofra mais uma vez ao relembrar da violência”, disse.
A ação contou com participação da Coordenadora do Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidados e Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas ou Testemunha de Violência, Givania Aparecida de Fátima Silva, e do assessor do Gabinete, Mariosan Pereira.