IBGE deve entrevistar moradores de todas as residências da cidade até dezembro
Os técnicos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), responsáveis pela coleta dos dados do Censo 2022 em Arujá, estiveram em reunião na Câmara de Arujá em 23 de setembro para falar sobre o andamento dos trabalhos no município.
Até aquela data, a coleta de dados havia sido concluída em 22,2% dos 167 setores censitários de Arujá. Em outros 44,3% o trabalho estava em andamento e em 33,5% ainda não havia sido iniciado.
Assim como em outras cidades do país, os recenseadores vêm enfrentando a resistência das pessoas em fornecer informações. O IBGE prorrogou a coleta de dados até dezembro.
“Algumas famílias que recebem o Auxílio Brasil, por exemplo, ficam inseguras em fornecer dados sobre o número de pessoas que moram no domicílio por receio de perder o benefício; outros desconfiam de quem terá acesso aos dados. Mas na realidade o questionário é sigiloso”, ressaltou o coordenador regional do Censo 2022, Vitor Kenzo Corregliano.
Ele pediu apoio dos vereadores para auxiliar no contato com os condomínios – onde há maior dificuldade em encontrar as pessoas durante o horário da coleta de dados – e deu várias orientações para identificação do recenseador a fim de tranquilizar as pessoas.
“Nossos recenseadores estão uniformizados e é possível checar pelo site do IBGE se a pessoa está realmente a serviço do instituto”, informou.
Em Arujá, o IBGE tem contado com apoio total das instituições – Prefeitura e Câmara – para garantir o andamento adequado dos trabalhos. E a cidade foi elogiada pelos técnicos.