Chuvas causaram desabamento e chegaram a interditar a pista no sentido São Paulo
A formação de uma cratera no km 214 da rodovia Presidente Dutra, sentido São Paulo, em Guarulhos, completa um ano nesta sexta-feira (6). O desabamento ocorreu por conta das fortes chuvas que atingiram a cidade no início de 2022.
Até hoje, os motoristas arujaenses que trafegam pelo trecho podem passar por apenas uma faixa por conta da interdição de outras duas na pista marginal. Após o desmoronamento, que não deixou vítimas, famílias que moravam embaixo da rodovia foram deslocadas pela Assistência Social.
De acordo com a concessionária CCR RioSP, foram realizados serviços emergenciais, com o alívio de peso na parte superior da contenção e implantação de um talude provisório com impermeabilização em calda de cimento. Na sequência, foram realizadas sondagens na região para um completo mapeamento do solo e a verificação da capacidade de suporte do mesmo.
O início da obra para reconstrução da pista teve início apenas em junho de 2022, com previsão para ser concluído no primeiro semestre de 2023. A Defesa Civil de Guarulhos já vistoriou a obra e emitiu laudo atestando o retorno das famílias para as suas moradias.