Previsão indica pancadas de chuva, raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo entre esta quarta (9) e quinta-feira (10)
Arujá e outros municípios da Região Metropolitana de São Paulo estão sob alerta para chuva forte entre esta quarta-feira (9) e quinta-feira (10). Segundo a Defesa Civil do Estado, as instabilidades podem provocar pancadas moderadas a fortes, acompanhadas de raios, rajadas de vento e possibilidade de queda isolada de granizo.
Para a Grande São Paulo, os acumulados podem chegar a 70 milímetros, enquanto as rajadas de vento devem variar entre aproximadamente 40 e 65 km/h.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também publicou nesta quarta-feira um aviso de perigo potencial de tempestade para Arujá, válido das 8h48 às 23h59. De acordo com o aviso, há possibilidade de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou acumulado de até 50 milímetros no dia, além de ventos intensos entre 40 e 60 km/h e queda de granizo.
O Inmet aponta baixo risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
Chuva deve continuar nos próximos dias em Arujá
A previsão indica tempo instável pelo menos até sexta-feira (11) no município.
Nesta quarta-feira (9), as temperaturas devem variar entre 17°C e 20°C, com muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas.
Na quinta-feira (10), a previsão é de mínima de 18°C e máxima de 22°C, novamente com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas.
Para sexta-feira (11), a temperatura sobe e pode chegar aos 27°C, com mínima de 18°C. Apesar da elevação, a previsão ainda indica muitas nuvens, chuva e trovoadas.
Defesa Civil orienta população
Durante períodos de chuva intensa, a recomendação é evitar áreas alagadas e não tentar atravessar ruas e avenidas tomadas pela água. Em caso de ventos fortes, a população deve manter distância de árvores, postes e estruturas metálicas.
Moradores de áreas de encosta devem observar possíveis sinais de movimentação do solo e procurar um local seguro diante de qualquer alteração. Para os motoristas, a orientação é reduzir a velocidade e aumentar a distância em relação aos demais veículos.
Os alertas da Defesa Civil podem ser recebidos gratuitamente por SMS. Para fazer o cadastro, basta enviar o CEP da região de interesse para o número 40199.
Em situações de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.