Coordenador do órgão foi recebido pela direção do consórcio e representantes da Defesa Civil dos municípios
Prefeitos e representantes da Defesa Civil dos municípios do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) receberam, nesta sexta-feira (29) pela manhã, o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel PM Henguel Ricardo Pereira, para discutir o fortalecimento das ações preventivas na região e prestação de contas do órgão.
O Condemat foi o primeiro consórcio do Estado a receber a iniciativa Defesa Civil na Área, desenvolvida com o objetivo de intensificar as relações institucionais entre o Governo do Estado e as prefeituras. O encontro aconteceu em Mogi das Cruzes.
Entre 2019 e 2022, a Defesa Civil Estadual destinou cerca de R$ 6,2 milhões para os municípios do Alto Tietê para obras de infraestrutura preventiva, serviços emergenciais e aparelhamento dos municípios, com 22 viaturas e mais de 320 equipamentos de combate a incêndio, geradores, motosserras, tendas, balsas, conjuntos de iluminação, capacetes, lanternas e megafones. Todos os 12 municípios consorciados foram contemplados com as ações.
O coronel Hengel destacou a importância dos investimentos nos municípios para fortalecer as ações preventivas, citando como exemplo a Operação de Estiagem, que teve início em junho e segue até setembro, e a Operação Verão.
“Estamos investindo muito na ação de aparelhamento das Defesas Civis Municipais e todas as cidades do Condemat foram contempladas com viaturas e equipamentos que são necessários nas suas ações do dia a dia para a garantia da vida e da saúde da população”, afirmou.
Ao final da agenda com o Condemat, o secretário foi recebido nos municípios de Arujá e Santa Isabel.