Atividade foi realizada no auditório da Escola de Economia da FGV
A Escola do Legislativo de Arujá marcou presença no 1º Encontro Nacional de Educação Cidadã (Enec) realizado na sede da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo, no último dia 22 de setembro.
O evento reuniu representantes da sociedade civil, governos, ONGS e pesquisadores para discutir estratégias, desafios e perspectivas da educação cidadã no Brasil com foco no fortalecimento da democracia.
Foram organizados três painéis: A universalização da educação cidadã; Educação Cidadão em perspectiva comparada; e Educação Cidadã na era da cidadania digital.
Nessa etapa o público pode conhecer a experiência de outros países na área de Educação Cidadã e contar com a participação de Maribel Sevilla do Inep, falando sobre a inclusão do Brasil na pesquisa mundial sobre educação cidadã.
A diretora da Escola do Legislativo Silmara Helena Pereira de Paula representou a Câmara de Arujá no Encontro.
“Acredito que a Escola do Legislativo de Arujá nasceu no momento certo; no momento em que estamos retomando a discussão política no Brasil sobre bases verdadeiramente democráticas, tendo como parâmetros o diálogo e a construção de políticas de empoderamento do cidadão. O encontro, de fato, nos trouxe mais alento, esperança e vontade de continuar o trabalho de consolidação da E-Legis de Arujá”, salientou.
A Rede Nec é resultado da participação de um grupo de cinco jovens em um dos maiores programas de formação de liderança do Brasil, entre os quais, João Tavares e Helena Schmidt. Eles decidiram forma a rede em 2022, principalmente, por conta do “agravamento da polarização, violência política e proliferação da desinformação”. O objetivo da rede é fortalecer a educação cidadão no Brasil.