Equipamento fará mais de 400 cirurgias por mês em crianças e adolescentes
O prefeito de Guarulhos, Guti (PSD), lançou nesta quinta-feira (22) a pedra fundamental para o início das obras do HIG (Hospital Infantojuvenil de Guarulhos), no Taboão, que irá substituir o HMCA (Hospital Municipal da Criança e do Adolescente), no Centro. O projeto será executado pelo Consórcio Saúde Guarulhos, por intermédio de uma PPP (Parceria Público-Privada), que vai investir R$ 200 milhões.
O novo hospital será referência na região do Alto Tietê no atendimento a crianças e adolescentes. O consórcio ficará responsável por administrar o equipamento por 20 anos. A nova estrutura contará com pronto-socorro, Hospital Dia, Hospital Escola, Centro Especializado de Recuperação, entre outras funcionalidades.
“É um baita sonho e se dependesse do Tesouro Municipal nós não iríamos conseguir. Tivemos que pensar fora da caixa. Fizemos uma baita PPP lá na B3. A maior parte do investimento é da iniciativa privada. A PPP é de R$ 2,7 bilhões, que vai ser amortizado por duas décadas. Estamos livrando do aluguel e vamos dobrar a capacidade de atendimento (em comparação ao HMCA)”, disse Guti.
De acordo com o prefeito, grande parte da obra será concluída até dezembro, mas a conclusão fica para 2025. Ele confirmou que serão solicitados mais repasses para o Governo do Estado de São Paulo, até porque a proposta é atender pacientes dos municípios do Alto Tietê, o que inclui Arujá.
A previsão é que o hospital faça ainda 437 cirurgias por mês, enquanto que as enfermarias terão a capacidade para 542 internações mensais, contra 43 das unidades de terapia intensiva.