Três novas salas já estão em funcionamento e meta é alcançar 24 até 2025
O HSPE (Hospital do Servidor Público Estadual), em São Paulo, ampliou sua estrutura cirúrgica com a inauguração de três novas salas de operação, que já estão em pleno funcionamento. A medida faz parte de um projeto de expansão que prevê a disponibilização de 24 salas cirúrgicas até o final de 2025, com atendimento de segunda a sábado.
Segundo a direção do hospital, a iniciativa tem como objetivo aumentar gradualmente o número de procedimentos realizados e reduzir a fila de cirurgias eletivas.
Estratégias para otimizar o atendimento
Além da ampliação física, a gestão do HSPE adotou um conjunto de ações voltadas à melhoria da eficiência cirúrgica.
Entre as principais medidas estão:
- Realização de mutirões de cirurgias eletivas aos fins de semana;
- Revisão criteriosa dos pedidos cirúrgicos junto às equipes médicas;
- Implantação de novos sistemas operacionais para otimizar o uso das salas e reduzir o tempo de espera entre procedimentos.
Crescimento no número de cirurgias
Os resultados já começam a aparecer. Somente no primeiro semestre deste ano, o hospital realizou cerca de 10 mil procedimentos.
Com a nova estrutura, a expectativa é de até 1.800 cirurgias adicionais por mês, o que representa um avanço significativo na capacidade de atendimento do HSPE.
O projeto também conta com o credenciamento de hospitais da rede do Instituto de Iamspe (Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) em diferentes regiões do Estado, ampliando o alcance do atendimento cirúrgico.
Estrutura moderna e atendimento especializado
Distribuídas em três andares, as novas salas cirúrgicas são totalmente equipadas para atender diversas especialidades, incluindo oftalmologia, ortopedia, cardiologia, urologia e oncologia, entre outras.
“A ampliação da estrutura e a adoção de diferentes estratégias têm possibilitado um crescimento constante no número de cirurgias. A expectativa é aumentar ainda mais esse volume, sempre com foco na melhoria da qualidade assistencial”, destaca o gerente das Clínicas Cirúrgicas do HSPE, Climério Pereira do Nascimento Júnior.