Apontamento do Tribunal de Contas atrasou o processo
Em audiência pública na Câmara de Arujá, na última sexta-feira (27), a secretária municipal de Educação, Elaine Gentil, confirmou que a Prefeitura vai trocar a empresa responsável pela manutenção das 41 escolas municipais que atendem Educação Infantil e Ensino Fundamental.
A empresa Acervo é a responsável pelas manutenções. No ano passado, havia necessidade de reforma nos telhados de 30 unidades escolares. Até o momento, foram efetuadas 22 obras.
De acordo com Elaine, o contrato com a Acervo não dispõe da contratação do número de funcionários necessários para garantir a manutenção das escolas da rede. A gestão efetuou um aditamento no contrato para aumento o número de trabalhadores, mas, mesmo assim, as obras não prosseguem conforme a necessidade.
A Prefeitura chegou a iniciar um procedimento para contratação de empresas por ata de registro de preço, mas o processo não foi admitido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Agora, a gestão vai lançar uma nova licitação para incluir mais serviços e, consequentemente, mais profissionais para realizarem a manutenção.
“A nossa intenção era que a empresa não permanecesse, mas não foi aceito pelo Tribunal de Contas. Nós temos justificativa para romper, mas ficaríamos sem nenhuma (empresa para realizar as manutenções). Vamos abrir outra licitação e colocar itens que atendam mais a nossa realidade”, explicou.