Fenômeno climático pode reduzir a intensidade das ondas de frio e aumentar o volume de chuvas em algumas regiões do país
O inverno começou oficialmente às 5h24 deste domingo (21) no Hemisfério Sul. A estação, conhecida pelas temperaturas mais baixas e pelos dias mais curtos, seguirá até o dia 22 de setembro, quando terá início a primavera.
Neste ano, porém, os brasileiros poderão sentir um inverno diferente do habitual. A influência do fenômeno climático El Niño deve provocar temperaturas acima da média em diversas regiões do país e alterar o comportamento das chuvas nos próximos meses.
O início do fenômeno foi confirmado pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês), órgão responsável pelo monitoramento climático global.
O que é o El Niño
O El Niño é caracterizado pelo aquecimento anormal das águas da região equatorial do Oceano Pacífico. O fenômeno recebeu esse nome de pescadores do Peru e do Equador, que associavam o aquecimento das águas ao período do Natal, em referência ao Menino Jesus.
Quando ocorre, o El Niño provoca mudanças na circulação atmosférica e influencia o clima em diversas partes do planeta, incluindo o Brasil.
“O El Niño acaba criando um bloqueio, principalmente próximo a São Paulo, e não permite que as frentes frias avancem tanto para a região Sudeste e também para parte da região Centro-Oeste”, afirmou o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia. Melquizedek Rafael Duarte da Silva.
(Com informações da Agência Brasil)
