Iniciativa celebrou um ano de atuação nesta terça-feira
A Prefeitura de Arujá comemorou o primeiro ano de atividade da loja Vale Reciclar, no Fundo Social de Solidariedade, na tarde desta terça-feira (31). O projeto, que troca itens para reciclagem por produtos, arrecadou quase 40 toneladas de recicláveis em 2022 e pretende dobrar a meta neste ano.
O evento contou com a participação de Jean de Castro Cruz, que foi a criança arujaense premiada com o melhor desenho para criar o mascote da loja, que é a abelhinha. Ele ganhou um prêmio da escola Discover, que será um curso de inglês, robótica ou criação de jogos por um ano.
O prefeito Luis Camargo (PSD) compareceu à cerimônia, parabenizou a atuação dos voluntários do Fundo Social e líderes comunitários que atuam em prol da reciclagem no município.
Entusiasta da criação da loja, a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Clau Camargo, comentou que uma nova unidade do projeto deve ser lançado ainda no primeiro semestre no Jardim Emilia ou no Mirante.
“A intenção é expandir. A Prefeitura tem a proposta de atuar nos bairros. Muitos munícipes não consegue trazer os recicláveis para o Fundo Social”, comentou Clau.
No primeiro ano, a Vale Reciclar teve 676 clientes que efetuaram 2.276 trocas. Houve ainda dez empresas que doaram produtos para serem trocados na loja.
Como funciona
A loja Vale Reciclar visa incentivar a reciclagem na cidade, promovendo maior consciência ecológica e proteção ambiental, funcionando da seguinte forma: a população pode entregar na loja Vale Reciclar até 30 quilos de materiais recicláveis, devidamente higienizados, em troca da moeda social “Vale Verde”, que pode ser trocada por diversos produtos (vestuário, brinquedos, etc) na própria loja, que está instalada na sede do Fundo Social, na avenida Amazonas, 743, Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12 horas e das 13h às 17 horas.
Para receber a moeda social Vale Verde, basta trocar de um quilo a até 30 quilos de material reciclável na loja Vale Reciclar, podendo ser um litro de óleo de cozinha ou 250 gramas de isopor, além de outros artigos.
De acordo com Clau, a maioria dos clientes da loja procura itens de higiene pessoal. Durante a Copa do Mundo houve grande procura por camisas oficiais da Seleção Brasileira.