Cidade busca reconhecimento do Estado para se tornar Município de Interesse Turístico
Levantamento da Badra Comunicação revela que 51% dos turistas que se deslocam a Arujá estão interessados em trabalhar ou visitar parentes. A pesquisa consta no Estudo de demanda turística, encaminhado pela Prefeitura de Arujá a Assembleia Legislativa de São Paulo, nesta semana, no processo para tornar a cidade MIT (Município de Interesse Turístico).
O estudo foi realizado nos dias 15 e 16 de outubro, com 235 entrevistados, em diversos pontos da cidade. A maioria dos visitantes era das cidades de Itaquaquecetuba, Guarulhos, Campinas e Guararema, mas também foram encontrados moradores de cidades do litoral e do oeste paulista.
A expectativa da Prefeitura é que o Legislativo estadual conceda o status de MIT a Arujá até o final do ano. Com isso, a partir de 2024, a cidade passará a receber uma verba de cerca de R$ 700 mil por ano para intervenções turísticas.
A gestão do prefeito Luis Camargo (PSD) tem investido no setor, com a recriação da Secretaria Municipal de Turismo, com a abertura da sede em prédio histórico na entrada da cidade, abertura da Escola do Turismo, revitalização da Vila Gastronômica e concepção do Espaço Gourmet Amazonas, além de outras medidas.
Pesquisa sobre motivo de turistas visitarem Arujá
- 27,6% – Negócios/trabalho
- 23,8% – Visitar parentes/amigos
- 19,9% – Lazer geral (descanso, passeios, gastronomia)
- 9,3% – Compras
- 8,5% – Saúde/médico
- 6,8% – Eventos