Sacerdote será enterrado no Santuário do Pai das Misericórdias, em Cachoeira Paulista
Na noite desta segunda-feira (12), a Comunidade Canção Nova confirmou a morte de seu fundador, monsenhor Jonas Abib, aos 85 anos, em casa, na cidade de Cachoeira Paulista, no interior paulista. O velório ocorre no Centro de Evangelização Dom João Hipólito de Moraes entre hoje (13) e amanhã (14).
Na quinta-feira (15), às 15h, será celebrada a missa de corpo presente no Santuário do Pai das Misericórdias, seguido de sepultamento.
O sacerdote estava se tratando de um mieloma desde maio de 2021, e teve complicações após passar por uma jejunostomia em um hospital da capital paulista onde estava internado desde o final de outubro. A cirurgia visava controlar os frequentes episódios de pneumonia, provocados por broncoaspiração.
Além da Comunidade Canção Nova, Jonas Abib era também o presidente da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação e Reitor do Santuário do Pai das Misericórdias em Cachoeira Paulista.
História
Pregador internacional e referência na musicalidade católica, Jonas Abib nasceu em 21 de dezembro de 1936, em Elias Fausto, São Paulo. Entrou para o seminário aos 12 anos e foi ordenado no dia 8 de dezembro de 1964. Ele só deixou a Congregação salesiana para iniciar o trabalho com a juventude e fundar, posteriormente, a Comunidade Canção Nova em 2 fevereiro de 1978. Em 2008, a instituição recebeu a aprovação pontifícia do Vaticano, por meio do Pontifício Conselho para os Leigos.
O monsenhor foi um dos grandes precursores da Renovação Carismática no Brasil e um dos primeiros sacerdotes a se aventurar na evangelização pelos meios de comunicação já na década de 1980, quando fundou a Rede Canção Nova de Comunicação.