PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.

PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.

No fim da JMJ, Papa Francisco pede para jovens não terem medo

Missa de envio da JMJ Lisboa
Foto: Duarte Nunes/JMJ 2023

PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.

Próxima Jornada vai acontecer na Coreia do Sul em 2027

O papa Francisco presidiu a missa de envio neste domingo (6), em Lisboa, em Portugal, no encerramento da JMJ (Jornada Mundial da Juventude). Ele pediu para os jovens não terem medo, mas aprendam a escutar o que Jesus e tenham coragem de enfrentar os desafios da vida.

A missa contou com 1,5 milhão de participantes de mais de 150 países. No final, o papa convidou a juventude do mundo todo para o Jubileu dos Jovens, em Roma, na Itália, em 2025, e anunciou que a próxima JMJ irá acontecer em Seul, na Coreia do Sul, em 2027.

“A vós, jovens, que vivestes esta alegria; a vós, que cultivais sonhos grandes mas frequentemente ofuscados pelo temor de que não se realizem; a vós, que às vezes pensais que não ides conseguir; a vós, jovens, tentados a desanimar neste tempo, a julgar-vos talvez inadequados ou a esconder a angústia mascarando-a com um sorriso; a vós, jovens, que quereis mudar o mundo e que quereis lutar pela justiça e a paz; a vós, jovens, que investis na vida esforço e imaginação, ficando porém com a sensação de que não bastam; a vós, jovens, de quem a Igreja e o mundo têm necessidade como a terra tem de chuva; a vós, jovens, que sois o presente e o futuro… Sim, precisamente a vós, jovens, é que Jesus diz hoje: ‘Não tenhais medo’, ‘não tenhais medo’! Num breve momento de silêncio, cada um repita para si mesmo, no próprio coração, estas palavras: ‘Não tenhais medo’.”, afirmou Francisco.

Os jovens ficaram acampados no Campo da Graça desde sábado (5), local onde aconteceu também o Festival da Juventude e a Vigília. Com o fim da JMJ, parte dos peregrinos retornam aos seus países, enquanto outros seguem em viagem por Portugal ou outros países da Europa.

A estimativa é que mais de 10 mil brasileiros participaram do evento. O Brasil sediou a JMJ em 2013 no Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.

Tópicos
Compartilhe

Veja também

SIGA O ARUJÁ REPÓRTER

PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.