Gestão municipal informa que há seis moradores de rua na cidade
O Observatório Nacional dos Direitos Humanos, plataforma do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, informou que Arujá possuía 61 moradores de rua em julho de 2023. Contudo, a Prefeitura de Arujá atualizou esse número, já que ele incluía ampla maioria de pessoas de outros municípios que apenas fizeram o Cadastro Único na cidade. A gestão afirma que a cidade tem apenas seis moradores de rua.
De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, o sistema utilizado no levantamento do Observatório considera que as pessoas realizaram o CadÚnico em Arujá, mas que não necessariamente são moradores do município. A população em situação de rua é, em sua maioria, itinerante. Ou seja, transitam entre as cidades.
Segundo a pasta, para mapear a quantidade de pessoas em situação de rua de forma mais precisa, a Prefeitura utiliza a abordagem social, realizada diariamente no período matutino e uma vez ao mês noturna, pela equipe técnica do Creas.
“A abordagem social estabelece um vínculo com as pessoas em situação de rua, respeitando seus direitos e identificando suas necessidades, facilitando assim o acesso ao Cadastro Único, objetivando a emancipação econômica e social de pessoas com perfil de extrema vulnerabilidade social. Através deste serviço, atualmente seis pessoas estão identificadas como em situação de rua”, informou a secretaria, em nota.
Segundo dados da última abordagem noturna realizada pelo Creas, em 19 de dezembro, foram realizados 12 atendimentos, sendo sete transitórios, dois não sendo em situação de rua e um munícipe.