Plenário da Câmara ficou lotado para homenagem ao sacerdote católico
O padre José dos Reis Francisco, conhecido como Padre Reis, foi homenageado pela Câmara Municipal por conta dos serviços prestados a Arujá durante os 21 anos em que atuou como pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus de Arujá.
O sacerdote recebeu o Diploma de Honra ao Mérito em sessão solene realizada em 26 dejunho no Plenário Vereador João Godoy por iniciativa do vereador Reynaldinho (PTB), autor do projeto que propôs a distinção.
O presidente da Câmara, Abelzinho (PL), afirmou que “a homenagem parece pequena, mas ela é gigante para nossa cidade”. Ele ainda agradeceu o sacerdote pelos trabalhos realizados na comunidade católica do município e finalizou sua fala afirmando que “o senhor (Padre Reis) foi e continua sendo uma pessoa maravilhosa para Arujá”.
Representando o prefeito Luís Camargo, o secretário de Governo, Rogério Gonçalves Pereira cumprimentou o Padre Reis e comentou que participava de missas celebradas pelo sacerdote.
“Muitas pessoas ainda trabalham na Igreja devido ao que o senhor plantou. A gente agradece pelo trabalho feito por nossas crianças, por nossos jovens e por nossa comunidade”, salientou Rogério.
O homenageado da noite, Padre Reis, usou a Tribuna para agradecer a deferência e relembrar o momento em que se tornou sacerdote. Ele comentou que quando foi ordenado padre na cidade, o Legislativo não poupou esforços para ajudar na organização da celebração.
“Quando cheguei aqui para a ordenação, a Igreja estava em reforma. Eu conversei na época com a ex-vereadora Ana Poli e ela e o Poder Público de Arujá não pouparam esforços para que o evento fosse realizado no Ginásio Municipal”, recordou.
Padre Reis finalizou sua fala afirmando que Arujá é uma cidade magnífica “que ele teve o prazer de conhecer”.
Demais homenagens
Padre Reis também teve sua trajetória exaltada por seus amigos sacerdotes da Congregação de Sion, da qual faz parte.
O Frei Osmar, atual pároco da Igreja Matriz Bom Jesus de Arujá, destacou que uma das qualidades do Padre Reis é não se incomodar em “gastar” tempo com as pessoas. “Ele se entrega de corpo e alma. Ele tem um coração enorme e acolhedor”, pontuou o Frei, seu afilhado de sacerdócio.
As homenagens seguiram com apresentações musicais das duplas Elizier e Rodrigo e Letícia e Laércio que cantaram “Uma Grande Missão” e “Nossa Missão”, respectivamente.
Já os formandos de Sion entoaram à capela “Hinei Ma Tov” – hino que remete ao início do Salmo 133.
Biografia
Nascido na cidade de Cachoeira de Minas – MG em 06 de janeiro de 1955, José dos Reis Franscisco, o Padre Reis, é filho de Geraldo Francisco e de Alvina Augusta.
Ingressou no Seminário da Congregação dos Religiosos de Sion em 1992 e ordenou-se padre em Arujá, no ano de 2002. Atualmente, ela trabalha em uma paróquia da cidade de Mauá, região do ABCD Paulista.