PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.

PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.

Palestra na Câmara de Arujá aborda importância dos cuidados a mães de autistas

Palestra cuidados a mães de autistas
Foto: Imprensa/CMA

PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.

Psicólogas Camila Britto e Michele Farias tiraram dúvidas do público

Com o tema “Conhecendo o autismo e cuidando de quem cuida”, a Câmara de Arujá promoveu uma palestra para abordar a importância da atenção aos cuidadores de pessoas autistas, especialmente as mães.

A atividade – que é iniciativa do gabinete da vereadora Cris do Barreto (PSD) – integra o Abril Azul, mês de conscientização do autismo instituído no calendário oficial de Arujá em 2017 pela lei municipal 2.891, de autoria do vereador Paulinho Maiolino (PSD).

Para abordar o tema, foram convidadas as psicólogas Camila Britto e Michele Farias, ambas em especialização sobre análise comportamental voltada ao autismo e deficiência intelectual.

Camila iniciou sua abordagem afirmando ser extremamente comum que mães de crianças autistas tenham mudanças abruptas de rotina, responsabilizando-se por grande parte das atividades do filho, como terapia, escola, médicos, o que gera uma sobrecarga que atrapalha sua vida social, levando ao adoecimento físico e mental.

A especialista aconselhou que mães atípicas, como são conhecidas as mães de crianças com espectro autista, invistam tempo em acompanhamento psicológico, busquem integrar grupos sobre maternidade e autismo – seja de forma presencial ou online – e busquem criar uma rede de apoio com familiares e amigos confiáveis.

Já Michele, abordou especificamente como a ABA (Análise do Comportamento Aplicada) pode ajudar mães atípicas. Segundo a especialista, a análise comportamental, enquanto abordagem científica, auxilia em fornecer dicas e recursos para ajudar os pais e responsáveis a encontrar tempo para si mesmos e lidar com o estresse associado ao cuidado de alguém com necessidades especiais.

Ao final, o público composto principalmente por mães atípicas, servidores do Legislativo e comunidade docente realizaram diversas perguntas às psicólogas.

PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.

Tópicos
Compartilhe

Veja também

SIGA O ARUJÁ REPÓRTER

PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.