Mais de 60 pessoas participaram de atividades voltadas à saúde mental, bem-estar e prevenção, em evento realizado pela Prefeitura de Arujá
O Parque Cidade Natureza, localizado no bairro Jordanópolis, recebeu na última segunda-feira (15) uma programação especial em celebração ao Setembro Amarelo, mês dedicado à valorização da vida e à promoção da saúde mental. A ação foi promovida pela Prefeitura de Arujá, por meio da Diretoria da Mulher, vinculada à Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial, em parceria com as Secretarias de Assistência Social, Saúde, Cultura, Turismo e Lazer, Esportes e a Casa Rosa & Azul.
Mais de 60 pessoas participaram das atividades, que tiveram como objetivo reforçar a importância do cuidado físico, emocional e social, além de incentivar o diálogo sobre saúde mental.
Programação completa do evento
O evento contou com uma série de atividades que contemplaram diferentes aspectos do bem-estar:
- Saúde física e preventiva: aferição de pressão arterial, orientações de saúde, exames de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e encaminhamentos para exames laboratoriais, realizados pela equipe do Saúde nos Bairros.
- Nutrição: orientações com a profissional Mariana Kastropil.
- Atividades físicas: aula de Zumba com Jefferson de Souza.
- Relaxamento e terapias alternativas: sessão de aromaterapia conduzida pela terapeuta holística Nataly Moura.
- Entretenimento e fortalecimento emocional: apresentação musical do psicólogo Alex Silveira.
- Beleza e autocuidado: serviços de maquiagem e limpeza de pele com Cristiane, representante da Mary Kay.
- Interação social: competição de dança com sorteio de brindes e encerramento com piquenique coletivo.
Autoridades e parceiros presentes
O evento contou com a presença de autoridades e representantes de instituições locais:
Clau Camargo, presidente do Fundo Social e primeira-dama de Arujá, ressaltou a importância de iniciativas voltadas à saúde mental:
“O Setembro Amarelo nos lembra que falar sobre saúde mental é um gesto de amor e cuidado. Vamos, juntos e unidos, cuidar do nosso bem maior que Deus nos deu: a vida!”
- Ana Poli, diretora da Mulher, destacou que o encontro promoveu a valorização individual e fortaleceu a rede de apoio às mulheres e famílias do município.
- Daniele Marçal, diretora da Casa Rosa & Azul, auxiliou na organização do evento.
- Luciana Gontan (coordenadora do Centro de Convivência do Idoso)
- Lucia Ribeiro (diretora de Igualdade Racial)
- Larissa Kise (representante da Diretoria da Pessoa com Deficiência)
- os vereadores Tiago Ursão e Paulinho Maiolino
- Ana Saran, presidente do grupo As Cunhas e terapeuta empresarial.
Com ações como esta, a Prefeitura de Arujá reforça seu compromisso com a promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida da população, fortalecendo o cuidado com a saúde mental da comunidade.

