Local vai receber resíduos da construção civil e recicláveis
O prefeito de Arujá, Luis Camargo (PSD), inaugurou na manhã desta quarta-feira (14) o PEV (Ponto de Entrega Voluntária) Parque Rodrigo Barreto. É o primeiro equipamento focado na coleta de resíduos da construção civil na cidade. O local também vai receber recicláveis, que serão encaminhados para a Cora (Associação de Catadores de Arujá).
O PEV está localizado na rua Maria de Lourdes Victorino, 11, na antiga avenida E. Outros três pontos devem ser inaugurados até o final do ano no Jardim Emília, Jardim Real e Mirante.
A Secretaria Municipal de Serviços aproveitou uma área utilizada para descarte irregular e a transformou em PEV. A estratégia será a mesma nos demais bairros da cidade.
Uma inovação é a utilização de dois motociclistas que vão percorrer o Parque Rodrigo Barreto, diariamente, para orientar a população a destinar os resíduos sólidos ao PEV, ao invés de despejarem em locais de descarte irregular. No primeiro momento, a ação será orientativa. Se não surtir efeito, a Prefeitura vai multar os infratores.
“O primeiro momento é sempre a educação e orientação”, comentou Camargo.
Mensalmente, Arujá gera 1,2 mil toneladas de resíduos sólidos. Os dejetos coletados no PEV serão utilizados em uma usina de reciclagem para produzir estrutura para asfalto.
“Temos um convênio com a Cora. Deixaremos ecobags, que serão parecidas com as que utilizamos nas escolas, para coleta de recicláveis”, explicou Camargo.
Para o prefeito, o Ecoponto se une a outras políticas ambientais da gestão, como a Loja Vale Reciclar, no intuito de resgatar o título de Cidade-Natureza do município.