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Plano de Mobilidade aponta problemas na infraestrutura viária de Arujá

Foto: Divulgação

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Prefeitura pretende fazer plano para melhorar trânsito na cidade

O Plano Municipal de Mobilidade Urbana pretende fazer uma grande revolução no trânsito arujaense. É o que consta no documento elaborado pela Mobility & Environment, contratado pela Prefeitura de Arujá, e apresentado em audiência pública, na Câmara Municipal, em 5 de outubro.

O plano foi apresentado por Nobuo Aoki Xiol, representante da empresa. O número de veículos no município saltou de 40 mil para quase 60 mil nos últimos 10 anos. Há vários problemas diagnosticados na cidade, como dificuldade do viário para pedestres, falta de travessias, apenas 5 km de ciclovias e ausência de bicicletários. Uma característica curiosa é que o número de viagens de ônibus metropolitanos em Arujá é cinco vezes maior do que o das linhas municipais.  

O relatório da empresa apontou que Arujá possui uma característica de tentativa de fuga do pedágio por muitos motoristas. Contudo, economicamente, é mais viável pagar a taxa do que fazer os itinerários alternativos. “Fizemos vários estudos se vale a pena. Não é viável economicamente. Fica mais econômico pagar o pedágio”, disse Xiol.  

Para melhorar a situação da cidade, o estudo da Mobility & Environment defende programa de regulamentação dos passeios públicos, padronização das calçadas, implantação de passarelas e travessias, reestruturação das linhas de ônibus, redução de fluxo nas rotatórias do Centro, implantação de Anel Viário, criação de novos trechos de vias e acessos e requalificação de vias públicas, como na região central e Estrada da Penhinha.

A empresa defendeu ainda a integração tarifária entre transporte metropolitano e municipal, adequação nos horários das linhas municipais à demanda, terminal central acessível e adequado, além de instalação de estações de transferência.

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