PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.

PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.

Plano Regional de Drenagem do Condemat vai beneficiar Arujá

Condemat contrata Plano Regional de Drenagem
Foto: Condemat

PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.

Consórcio investe R$ 8,3 milhões em projetos de drenagem e capacitação para uso racional da água

O Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) fará um investimento de R$ 8,3 milhões em duas iniciativas fundamentais para combater os impactos das mudanças climáticas na região. Os projetos incluem um Plano Regional de Drenagem e um programa de Capacitação da População Rural em Boas Práticas Agrícolas e Técnicas de Irrigação.

O Plano Regional de Drenagem, que beneficiará os municípios de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano, será implementado pela FDTE (Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia), ligada à USP. Com duração prevista de 24 meses, o plano busca fornecer um diagnóstico abrangente para a resolução de problemas críticos de cheias e inundações.

Paralelamente, a capacitação dos produtores rurais em boas práticas agrícolas será realizada pela Fundag (Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola). O programa, com duração de 12 meses, beneficiará as áreas rurais de Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes, Salesópolis e Suzano, localizadas na Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais do Alto Tietê Cabeceiras.

Ambos os projetos são financiados pelo Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos). Além disso, o Condemat está finalizando um estudo sobre a disponibilidade hídrica subterrânea na APRM-ATC, área crucial para o Cinturão Verde.

A iniciativa também se alinha com a elaboração de um Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas, visando desenvolver projetos que minimizem os riscos climáticos na região.

O evento de assinatura dos contratos, no início de junho, contou com a presença de várias autoridades, incluindo os prefeitos Luís Camargo (PSD), de Arujá; Guti (PSD), de Guarulhos; e Rodrigo Ashiuchi (PL), de Suzano. Também participaram vice-prefeitos, secretários municipais, representantes do CREA-SP, e dirigentes da Fundag e FDTE.

PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.

Tópicos
Compartilhe

Veja também

SIGA O ARUJÁ REPÓRTER

PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.