Arujá foi uma das cidades atingidas pela operação voltada à fiscalização de produtos perigosos
Durante as fiscalizações nas rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias, produtos alimentícios foram encontrados pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) sendo transportados junto a produtos perigosos ou em veículo habilitado para produtos perigosos. Veículos com certificado para transportar produtos perigosos são proibidos de transportar alimentos.
No km 204 da Via Dutra, em Arujá, na noite desta segunda-feira(16) policiais flagraram produtos corrosivos e inflamáveis sendo transportados junto com suco de frutas concentrado para fabricação de polpa para consumo humano.
O transporte de produtos perigosos junto a produtos alimentícios é proibido por lei, além de ser crime ambiental, também atenta contra a saúde pública e relações de consumo. Ao ingerir alimentos que estiveram em contato com os cargas perigosas, as pessoas e os animais correm o risco de ter sua saúde afetada, podendo gerar outros custos sociais, impactando o sistema de saúde e dependendo do caso até a previdência, uma vez que dependendo da gravidade da situação podem gerar afastamento do trabalho e graves consequências.
Na ocasião foram confeccionadas as infrações previstas no código de trânsito, bem como aquelas previstas pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).