Suspeitos não souberam explicar a origem dos aparelhos
Na noite de quarta-feira (27), no km 204 da rodovia Presidente Dutra, em Arujá, dois homens foram presos por transporte de carga de 400 mil em celulares. Eles foram abordados na praça de pedágio e estavam em um Toyota Hilux.
Dada ordem de parada, os ocupantes do veículo disseram que tinham como destino a cidade do Rio de Janeiro, mas tinham versões desconexas e contraditórias sobre os motivos da sua viagem.
Durante a fiscalização do veículo foram encontradas três caixas lacradas com 80 celulares em cada caixa, somando 240 unidades dos aparelhos.
Indagado, o motorista disse que pegou os eletrônicos em São Paulo e estava levando para a cidade do Rio de Janeiro, para serem comercializados. Ainda durante a fiscalização constatou-se que as notas tinham fortes indícios de que não correspondiam ao produtos transportados.
Não havia a descrição correta dos produtos, não tinha menção obrigatória dos transportadores e ambas as notas tinham como remetentes e destinatários municípios do estado do Rio de Janeiro. Não cumprindo assim inúmeros requisitos da lei, o documento apresentado parecia inidôneo para tal transporte e não foi suficiente para prova de licitude/regularidade fiscal dos produtos.
Diante das circunstâncias os ocupantes do veículo foram encaminhados para a a Polícia Federal, onde a autoridade de plantão tomou ciência dos fatos, enquadrando os indivíduos na Lei 8.137, art 1 e inciso IV da mesma lei caracterizando crime contra a ordem tributária.
Os aparelhos celulares foram apreendidos e os detidos serão investigados.