51 instituições de ensino públicas e privadas visitaram a Assembleia Legislativa
“Gostei muito da visita porque aprendi coisas que eu nem imaginava. É um aprendizado que a gente leva para a vida”. A avaliação é de Samira Medeiros, aluna da rede pública de ensino paulista. A estudante foi uma das 2.170 visitantes do Palácio 9 de Julho, sede da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no primeiro semestre deste ano por meio do Programa “Alesp de Portas Abertas”.
A atividade de visitação monitorada é destinada a grupos organizados de estudantes, turistas, entidades de classe, entre outros. Além de conhecer os espaços do Palácio 9 de Julho, como o Plenário Juscelino Kubitschek, onde os parlamentares discutem e votam os Projetos de Lei, os visitantes recebem orientações sobre o funcionamento da Casa, tiram dúvidas e compreendem a história e função do Parlamento Paulista, despertando, assim, o senso crítico e a consciência política.
Durante as visitas, também é possível apreciar as diversas obras artísticas espalhadas pelo prédio da Alesp, que fazem parte do acervo histórico e cultural da Casa.
Ao todo, nesse período, o maior Parlamento estadual da América Latina recepcionou 51 instituições de ensino públicas e privadas, sete programas de vereadores mirins de Câmaras municipais, além de ONGs e outras entidades diversas. A maior parcela do público visitante é formada por adolescentes, de 13 a 17 anos.
Recreio nas Férias
Uma das principais atividades desenvolvidas no primeiro semestre foi o Programa Recreio nas Férias, quando as visitas monitoradas foram direcionadas a crianças e adolescentes de 4 a 14 anos que fazem parte do programa “Recreio nas Férias”, desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo.
A Alesp recebeu 18 grupos para visita monitorada, cada um formado por 36 crianças e adolescentes. Nesse caso, a linguagem das apresentações foi adaptada de acordo com a faixa etária de cada grupo.
Quero participar. Como faço?
Para agendar visitas, os interessados devem acessar o sistema de agendamento da Alesp, pelo https://visita-web.pub.al.sp.gov.br. O horário de visitação é de segunda a sexta, no período da tarde. Nas terças e quartas, também no período da manhã.
Os grupos devem ter entre 10 e 45 visitantes, com agendamentos realizados previamente. Visitas individuais são agrupadas na última quarta-feira do mês, no período da manhã e, ao completar o número mínimo de visitantes, os interessados são avisados. A idade mínima recomendada é de 11 anos.