Projeto “Mães em Diálogo” busca transformar relatos maternos em políticas públicas

SP Mulher lança ação Mães em Diálogo para dar voz às vivências maternas e orientar políticas públicas
Foto: Governo do estado de SP

ANÚNCIO

Primeira roda de conversa será no dia 10, reunindo mães da rede estadual e mães atípicas

A Secretaria de Políticas para a Mulher do Estado de São Paulo lança nesta quarta-feira (10) a iniciativa “Mães em Diálogo”, que busca dar voz às vivências maternas e transformá-las em propostas para políticas públicas. O primeiro encontro acontece das 9h às 11h30, na Escola Estadual Professor Theodomiro Emerique, localizada na Vila Marieta, zona leste da capital.

A ação tem como foco principal destacar as experiências de mães em situação de vulnerabilidade social ou que enfrentam barreiras de acesso a serviços. A proposta é criar um espaço seguro de escuta, acolhimento e troca de vivências, permitindo que as demandas do cotidiano se tornem soluções práticas e coletivas.

Segundo a Secretaria, a maternidade atravessa diversas áreas — saúde, educação, trabalho, segurança e apoio social —, mas nem sempre as mulheres têm canais eficazes para levar suas demandas até as instâncias decisórias. A iniciativa chega para preencher essa lacuna, fortalecendo redes de apoio e prevenindo desigualdades.

“Mães em Diálogo não é apenas um espaço de escuta ativa. É uma ferramenta de transformação social. Ao ouvir as mulheres em suas diferentes realidades, conseguiremos traduzir suas experiências em propostas concretas que realmente atendam às famílias. Quando fortalecemos as mães, fortalecemos toda a comunidade”, afirma a secretária de Políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro.

Objetivos do projeto

  • Criar espaços de escuta e acolhimento para mães;
  • Transformar relatos do cotidiano em propostas de políticas públicas;
  • Promover redes de apoio entre mães, profissionais e organizações sociais;
  • Ampliar oportunidades e prevenir violências;
  • Reduzir desigualdades com base na mobilização coletiva.

Serviço

  • Data: 10 de setembro (quarta-feira)
  • Horário: das 9h às 11h30
  • Local: Escola Estadual Professor Theodomiro Emerique – Rua Uicó, 533 – Vila Marieta/SP
  • Público-alvo: mães da rede estadual de ensino e mães atípicas
  • Inscrições: bit.ly/MaesEmDialogo1009

SP Por Todas

A iniciativa integra o movimento São Paulo Por Todas, criado pelo Governo do Estado para dar visibilidade às políticas públicas voltadas às mulheres, além de ampliar a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira.

ANÚNCIO

Tópicos
Compartilhe

ANÚNCIOS

SIGA O ARUJÁ REPÓRTER

ANÚNCIOS