Pia de banheiro, dentaduras e brinquedos eróticos são alguns dos itens inusitados encontrados
Quase 14 mil itens foram encaminhados todos os meses no ano passado às CAPs (Centrais de Achados e Perdidos) das empresas ligadas à STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos). Mas só parte dos objetos conseguiu encontrar seu dono novamente – a maioria acabou esquecida.
Os clássicos das CAPs foram os documentos extraviados – como cartões, RGs e bilhetes de transporte -, as carteiras, roupas, chaves e até celulares. Não é difícil imaginar que itens pequenos possam escapar do bolso ou da bolsa. Difícil é entender como alguns objetos singulares acabam se separando de quem deveria estar de olho neles. Tem passageiro que já esqueceu pia de banheiro, muleta, bengala, brinquedo erótico, panela, carrinho de bebê e até mesmo prótese de perna.
Em 2022, 60.407 objetos foram perdidos nas estações da CPTM. Ao todo, 43.361 documentos e 17.046 objetos em geral foram esquecidos pelos passageiros. Mais de 17 mil artigos foram devolvidos aos seus donos no ano passado, o que equivale a 29% do total. Alguns dos passageiros tiveram a sorte de reaver seus itens após o serviço de busca ativa da equipe da CAP, que garantiu 54% do sucesso das devoluções.
As centrais das concessionárias gerenciadas pela EMTU receberam aproximadamente 3.840 objetos em 2022. No Metrô, foram 74.728 objetos perdidos, sendo que o Top 3 ficou por conta dos cartões (18.007), documentos pessoais (12.776) e muita gente também esqueceu o bilhete de transporte (10.225).
Nas linhas 5-Lilás de metrô, 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos operadas pela ViaMobilidade, mais de 29 mil itens esquecidos pelos passageiros foram encaminhados à Central de Achados e Perdidos em 2022. Cartões e bilhetes de transporte (18.383), documentos pessoais (5.105) e carteiras (2.190) são os “campeões” do esquecimento. De todos eles, 2.165 itens foram devolvidos aos passageiros.
Procedimento
Os documentos ficam guardados por 60 dias nas centrais do Metrô e da CPTM e por 90 dias na ViaMobilidade (Linha 5-Lilás), na central do Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira (Campinas), na central do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara) e na central dos ônibus e VLT da Baixada Santista. Depois desse prazo, são entregues ao órgão emissor. Outros objetos são armazenados durante o mesmo tempo e antes de serem doados a instituições ou para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.
Para as linhas metropolitanas que não operam no Corredor ABD, os passageiros devem entrar em contato diretamente com a empresa operadora.
Fique atento!
Para evitar a perda de objetos e documentos, os passageiros devem ficar atentos aos itens que estão sendo transportados e checar se estão com todos os seus pertences antes do desembarque. É importante também que os itens tenham sempre algum tipo de identificação, o que facilita a localização do proprietário e a devolução.
Serviço
Centrais de Achados e Perdidos
CPTM – Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade
Local: Estação Palmeiras-Barra Funda
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados
Contato: 0800 055-0121 ou pelo e-mail [email protected]
Metrô – Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela e 15-Prata
Local: Estação Sé
Horário: segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas, exceto feriados
Contato: 0800-770 7722, ou pelo site do Metrô (clique aqui).
ViaMobilidade – Linha 5-Lilás
Local: Estação Adolfo Pinheiro
Horário: segunda a sexta-feira das 7h às 19h (exceto feriados)
Contato: 0800 770 7106
ViaMobilidade – Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda
Local: Estação Osasco
Horário: segunda a sexta-feira das 7h às 19h (exceto feriados)
Contato: 0800 770 7106
EMTU
Concessionária Internorte (Guarulhos e região)
Endereço: Rua Deputado Ulisses Guimarães 330 – Bairro Santo Agostinho / Guarulhos-SP
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 9h às 18h
Telefone: (11) 3377-3373