PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.

PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.

Secretaria de Saúde de Arujá orienta medidas para evitar varíola dos macacos

varíola dos macacos x monkeypox
Foto: Freepik

PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.

Arujá possui um caso confirmado da doença

A Secretaria Municipal de Saúde informou uma série de cuidados que a população de Arujá deve ter para evitar o contágio pela monkeypox, conhecida como varíola dos macacos. A cidade teve a confirmação da infecção pela doença de um homem de 27 anos.

De acordo com a pasta, a varíola dos macacos é geralmente uma doença autolimitada, cujos sinais e sintomas duram de duas a quatro semanas. Operíodo de incubação é tipicamente de seis a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias.

A pessoa infectada éassintomática no período de incubação. Os sinais e sintomas iniciais clássicos incluem febre súbita, dor de cabeça, dores musculares, dores nascostas, adenomegalia (caroço no pescoço, axila e virilha), calafrios e exaustão.

A detecção de linfadenopatia é uma característica clínicaimportante, auxiliando no diagnóstico diferencial entre essa e outras doenças. A manifestação cutânea ocorre entre um e três dias após os sinais e sintomas iniciais. A erupçãocutânea da MonkeyPox passa por diferentes estágios: mácula, pápula, vesícula, pústula e crostas.  

A transmissão entre humanos ocorre, principalmente, por meio de contato pessoal com secreçõesrespiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos contaminados. A transmissão via gotículas respiratórias usualmente requer contato próximo e prolongado com o paciente infectado.

O vírus também pode infectar as pessoas por meio de fluidos corporais. O período de transmissibilidade é encerrado quandoo paciente não apresenta mais crostas, e a pele encontra-se cicatrizada.

Deve-se, portanto, evitar contato íntimo com pessoa infectada e com lesões na pele e, como a transmissão também pode ocorrer por gotículas, usar máscara, quando necessário, para proteção, higienizar as mãos com frequência e não compartilhar roupas de cama, toalhas, talheres, copos, objetos pessoais, etc.

A Secretaria Municipal de Saúde também orienta que as pessoas que apresentem, por ventura, febre, dores de cabeça e no corpo, além de lesões na pele, procurem a unidade de saúde mais próxima.

PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.

Tópicos
Compartilhe

Veja também

SIGA O ARUJÁ REPÓRTER

PUBLICIDADE. ANUNCIE AQUI.