Brasil segue tabu de não vencer equipes europeias nas fases finais do torneio há 20 anos
Em jogo de muita emoção, o Brasil perdeu para a Croácia nos pênaltis e está eliminado da Copa do Mundo. A Seleção Brasileira chegou a sair na frente com gol de Neymar, aos 15 minutos do primeiro tempo da prorrogação, mas sofreu o empate na segunda etapa, com Petkovic, aos 11 minutos. Nas cobranças de pênaltis, a Canarinho perdeu duas batidas com Rodrygo e Marquinhos, enquanto os croatas acertaram todas e, assim, avançaram à semifinal.
O primeiro tempo foi equilibrado, o Brasil chegou a criar boas chances, mas os tentos pararam nas mãos do goleiro Livakovic. No segundo tempo, a Canarinho seguiu pressionando, no entanto, não conseguiu furar o bloqueio croata.
Já na prorrogação, o Brasil chegou ao gol com Neymar. O atacante tabelou com Rodrygo e Paquetá, recebeu dentro da área, driblou o goleiro e abriu o placar para a Canarinho. A Croácia chegou ao empate, após contra-ataque e gol de Petkovic.
Com o empate na prorrogação, a decisão pela vaga na semifinal foi para a disputa de pênaltis. A seleção croata iniciou as cobranças e abriu o placar com Vlasic. Pelo lado brasileiro, Rodrygo foi o primeiro e parou nas mãos de Livakovic. Na sequência, Majer, Casemiro, Modric, Pedro e Orsic acertaram suas batidas, no entanto, Marquinhos acertou a trave direita. O sonho do hexa foi adiado mais uma vez.