PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Teste do olhinho detecta doenças oculares graves

Foto: Divulgação
Share on whatsapp
Share on telegram

PUBLICIDADE

Oftalmologista fala sobre importância do exame para saúde ocular de recém-nascidos

Catarata, ou outros tipos de patologias oculares que causam opacidade, incluindo tumores intra-oculares grandes podem ser detectadas de forma precoce por meio do teste do olhinho, realizado em recém-nascidos. O exame deve ser feito durante a primeira semana de vida, para avaliar se as estruturas do olho estão se desenvolvendo corretamente.

A especialista em oftalmologia pela Associação Médica Brasileira e pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Adriana Paschoal. explica que o exame, também conhecido como “reflexo vermelho” é rápido, simples e indolor, e além disso, é obrigatório na rede pública.

De acordo com levantamento da OMS (Organização Mundial da Saúde) cerca de 50 milhões de brasileiros sofrem de algum tipo de problema ocular, sendo que 60% dos casos de cegueira e deficiência visual poderiam ser evitados se identificados a tempo. Por isso a importância da avaliação oftalmológica na criança.

A médica diz que o teste, é apenas o início dos cuidados oftalmológicos os quais uma criança deve passar. Ela destaca que é importante que os pais levem os filhos a um especialista: “Se o teste do olhinho for normal, a próxima avaliação oftalmológica deverá ser feita após um ano e a partir de então, anualmente “, finaliza.

PUBLICIDADE

Tópicos
Compartilhe
Share on whatsapp
Share on telegram
Veja também
SIGA O ARUJÁ REPÓRTER

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE