Prova é caminho mais curto para vaga em universidades.
Chegou a hora. Neste domingo, 5,1 milhões de pessoas vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com foco em conseguir vagas em universidades públicas e privadas. De acordo com o Ministério da Educação, 2.724 arujaenses estão inscritos para a prova, que acontece nos dias 3 e 10 de novembro.
O diretor de Gestão e Planejamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Murillo Gameiro, orienta os participantes a chegarem no local de provas no dia do exame com antecedência. Os portões abrirão às 12h, pelo horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h.
A única caneta aceita para preencher o Cartão-Resposta é a de cor preta, fabricada com material transparente. Nenhum outro tipo será permitido. Se o participante levar alguma outra caneta, ou ainda lápis e lapiseira, deverá guardar dentro do envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador.
O que é obrigatório levar para a prova do Enem
– caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente;
– documento oficial de identificação, original e com foto.
– que é aconselhável levar para a prova
– Cartão de Confirmação de Inscrição;
– Declaração de Comparecimento impressa (caso precise do documento).
O que é proibido
– borracha;
– corretivo;
– chave com alarme;
– artigo de chapelaria;
– impressos e anotações;
– lápis;
– lapiseira;
– livros;
– manuais;
– régua;
– óculos escuros;
– caneta de material não transparente;
– dispositivos eletrônicos (wearable tech, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, iPods, gravadores, pen drive, mp3, relógio, alarmes);
– fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens.