13.6 C
Nova Iorque
quinta-feira, outubro 29, 2020
Error: Embedded data could not be displayed.
Início Cidade 20,5% dos arujaenses não possuem coleta de esgoto
- PUBLICIDADE - Error: Embedded data could not be displayed.

20,5% dos arujaenses não possuem coleta de esgoto

- PUBLICIDADE -

Informação foi confirmada pela Sabesp em audiência pública nesta semana

A Secretaria de Meio Ambiente de Arujá realizou na quinta-feira (16) a audiência pública virtual que discutiu o Plano Municipal de Saneamento Básico. Representando a Sabesp, detentora da concessão de serviços de água e esgoto em Arujá, a gestora de planejamento técnico, Michele Galhardo, confirmou que 20,5% dos arujaenses não têm acesso à coleta de esgoto.

Michele realizou um diagnóstico do sistema de esgoto no município, além de falar sobre o trabalho desenvolvido pela empresa. Ela disse que 10 das 12 áreas previstas para cobertura já foram contempladas pelos serviços previstos em contrato. A técnica destacou ainda que, atualmente, 99% do município é coberto pela distribuição de água.

“Em seu contrato vigente até 2021, a Sabesp tem obras em andamento em Arujá, entre elas, a implantação de um reservatório de água tratada, com capacidade para 13.800 m³, pensado para atender à demanda do município, em seu constante crescimento”, pontua.

Plano de Saneamento

A reunião ocorreu de modo online, por meio da página da Prefeitura no Facebook, em função da pandemia de covid-19 que impede a participação presencial.

A secretária de Meio Ambiente, Ionara Fernandes, falou sobre as principais diretrizes do Plano de Saneamento. De acordo com ela, Parque Rodrigo Barreto, Jardim Pinheiro e Mirante são cobertos quase em sua totalidade pela coleta de esgoto, graças a um plano emergencial que permitiu essa instalação. “No caso de outros bairros e núcleos na mesma situação, eles dependem de lei específica — que está em andamento — para que a ação seja regulada”, explica.

Ao final da audiência, houve a abertura para questionamentos da população, que terá até o dia 23 de julho para se manifestarem com perguntas ou sugestões, antes da minuta final do plano ser encaminhada ao Legislativo. Após a aprovação do documento e da sanção do Executivo, as obras poderão ser programadas.

A audiência pública de discussão do Plano Municipal de Saneamento segue disponível na página da Prefeitura de Arujá no Facebook.

Para encaminhar manifestações referentes ao tema da audiência, o canal é o e-mail da Secretaria de Meio Ambiente: [email protected].

Error: Embedded data could not be displayed.
- PUBLICIDADE - Error: Embedded data could not be displayed.

Mais lidas

Venda de gás de cozinha, acima de R$ 70, está irregular e deve ser denunciada

Consumidor deve denunciar locais que vendam gás de cozinha com preço abusivo. O Procon de São Paulo orienta os...

Posto de gasolina de Arujá é investigado por maior fraude em operação estadual

Operação Olhos de Lince, do Ipem, multou 63 postos de gasolina no Estado O Ipem (Instituto de Pesos e...

Confira os feriados e pontos facultativos em Arujá em 2020

Aniversário de Arujá e Corpus Christi caem na mesma semana. Após dois feriados seguidos, de Natal e Ano-Novo, nem...

Colapso de leitos na Grande SP deve ocasionar lockdown em Arujá

Fechamento dos comércios não essenciais está mantido até o final do mês O risco de Arujá entrar em lockdown...
- PUBLICIDADE -